Espanha exige PCR negativo a franceses que entrem por via terrestre

27 de Março 2021

As pessoas provenientes de zonas de risco de França que cheguem a Espanha via terrestre vão ter de apresentar teste negativo à Covid-19 realizado nas últimas 72 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Ficam excluídos desta obrigação de apresentar um teste PCR ou outra prova diagnostico para o novo coronavírus os menores de seis anos, os motoristas de camião no exercício da sua atividade profissional, os trabalhadores transfronteiriços e os residentes nas zonas de fronteira num raio de 30 quilómetros da sua zona de residência.

A medida foi hoje conhecida através de uma publicação do Ministério da Saúde publicada no Boletim Oficial do Estado (BOE), que qualifica a medida como “urgente e necessária” perante a situação epidemiológica.

Além disso, justifica que é “proporcional” e “plenamente adequada para alcançar a finalidade pretendida, que é precisamente, evitar a transmissão do coronavírus e as suas variantes no país”.

Esta nova exigência acontece aquando da polémica das festas ilegais e do denominado “turismo de embriaguez”, que tem o foco posto nos turistas franceses já que, segundo fontes policiais, os jovens desta nacionalidade são os estrangeiros que participam em maior número em festas ilegais.

A medida entra em vigor três dias depois da sua publicação no BOE e irá manter-se até o Governo declarar o fim da situação sanitária ocasionada pela pandemia de Covid-19.

De acordo com dados divulgados na sexta-feira, Espanha registou 7.586 novos casos de Covid-19, elevando para 3.255.324 o total de infetados até agora no país, num dia em que o índice de contágio voltou a subir.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol, também foram contabilizadas mais 590 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 75.010.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha voltou a aumentar, pelo quinto dia consecutivo, de 134 (quinta-feira) para 139 casos diagnosticados por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Madrid (241), País Basco (214), Catalunha (185), Astúrias (163) e Aragão (133).

O lento aumento dos contágios da Covid-19 preocupa os espanhóis no início do fim de semana que antecede a Páscoa, e o Ministério da Saúde já alertou para o risco de um aumento “muito mais acentuado” da incidência da doença, se a tendência ascendente não for invertida.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights