Conselho da Europa alerta para agravamento do tráfico de seres humanos e pede mais ação

9 de Abril 2021

O Conselho da Europa alertou esta sexta-feira que a pandemia da doença Covid-19 provocou um agravamento do tráfico de seres humanos no continente europeu, exortando os Estados “a reforçarem a prevenção deste flagelo”.

“A pandemia (…) está a ter repercussões preocupantes no tráfico de seres humanos na Europa”, advertiu o relatório anual, com dados de 2020, do grupo de peritos que supervisiona a aplicação da Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, designado como GRETA.

Num comunicado, a presidente do grupo, Helga Gayer, frisou que os efeitos da pandemia tornaram “as vítimas de tráfico ainda mais vulneráveis”.

A representante mencionou, por exemplo, que as organizações não-governamentais (ONG) presentes no terreno têm alertado “para atrasos na identificação formal das vítimas de tráfico”.

Situação que, segundo frisou Helga Gayer, tem comprometido “seriamente” o acesso das vítimas “a um abrigo seguro, a cuidados e a um apoio” de que tanto necessitam, ao mesmo tempo que as coloca em risco de sofrerem “novos abusos”.

“Os traficantes tiraram partido da crise (sanitária), aproveitando a precariedade económica que muitas pessoas enfrentam”, sublinhou a representante, apontando “um aumento da exploração sexual e da criminalidade na Internet”.

Um dos exemplos destacados no relatório é o de Espanha, onde “as plataformas digitais como o Airbnb [plataforma de arrendamento de curta duração]” são cada vez mais utilizadas para “alugar apartamentos onde é praticada a exploração sexual”, o que reduz, de acordo com o grupo de peritos, a capacidade da polícia para detetar vítimas de tráfico.

Na Alemanha, onde a prostituição é legal e regulamentada por lei, a decisão de fechar temporariamente bordéis e outros locais relacionados com o setor resultou num “aumento da prostituição escondida” e num “agravamento das condições de exploração”, apontou o mesmo relatório.

No documento, os peritos do GRETA saúdam, no entanto, os exemplos observados em “alguns países”, como o Reino Unido, Itália ou Espanha, que continuaram a trabalhar “com atores da sociedade civil” para garantir que as estruturas de apoio continuassem a funcionar e que as vítimas em questão pudessem ter acesso a tais serviços.

A Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos foi concluída em Varsóvia em maio de 2005 e entrou em vigor em 2008 em 46 dos 47 Estados-membros que integram o Conselho, 27 dos quais são também membros da União Europeia (UE).

A Bielorrússia, que não faz parte deste órgão criado em 1949 para defender os Direitos Humanos, a Democracia e o Estado de Direito, também aderiu à convenção.

A Federação Russa ainda não a ratificou, segundo recordou hoje o Greta, apelando novamente à adesão de Moscovo.

Em agosto passado, Israel manifestou oficialmente a vontade do país de aderir à convenção.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal, no documento “O Estado da Saúde Cardiovascular na União Europeia”: Baixa Mortalidade, mas Fatores de Risco Persistem

O relatório da OCDE “O Estado da Saúde Cardiovascular na UE”, tornado público hoje, analisa os padrões da doença na Europa. Portugal surge com uma mortalidade por doenças circulatórias das mais baixas do continente, um sucesso que se manteve mesmo durante a pandemia. No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos, como a gestão da diabetes, o consumo de álcool e a mortalidade prematura, especialmente entre os homens

Doenças cardiovasculares custam 282 mil milhões de euros à União Europeia

A União Europeia enfrenta um desafio significativo com as doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte e incapacidade no território comunitário. Um relatório recentemente divulgado, antecedendo o lançamento do Plano Corações Seguros, revela que estas doenças são responsáveis por um terço de todas as mortes anuais na UE e afetam mais de 60 milhões de pessoas.

Universidade Católica Portuguesa lança curso pioneiro em Medicina do Sono Pediátrico

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) vai iniciar a primeira edição de um curso avançado dedicado ao estudo e prática clínica do sono na infância, uma formação pioneira em Portugal. O curso, que arranca a 16 de janeiro, será ministrado em formato b-learning e em inglês, com um carácter internacional.

Ordem dos Nutricionistas cria Fundo de Apoio à Formação para profissionais desempregados

A Ordem dos Nutricionistas lançou, pela primeira vez, um Fundo de Apoio à Formação destinado a apoiar os profissionais de nutrição que se encontrem em situação de desemprego. Esta iniciativa surge no âmbito do Dia do Nutricionista, celebrado a 14 de dezembro, e tem como objetivo possibilitar a aquisição de ferramentas que promovam uma prática profissional atualizada e baseada na evidência científica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights