O requerimento do PSD, hoje divulgado, pede que a audição seja realizada de forma conjunta “com a urgência possível” na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.
“O Plano de Vacinação contra a covid-19 entrou, esta semana, na 2.ª fase de vacinação e os critérios de prioridade terão sofrido atualizações, de acordo com o que tem vindo a ser comunicado na imprensa. Contudo, não consta de nenhuma norma da Direção Geral de Saúde (DGS) qualquer referência a novos critérios, novas prioridades ou sequer alteração de patologias consideradas prioritárias”, justificam os sociais-democratas.
O PSD acrescenta que “também não é do conhecimento público nenhuma versão atualizada do plano de vacinação contra a covid-19 onde os critérios em vigor estejam identificados, nem tampouco a informação dada pela Direção geral de Saúde de que a vacina da AstraZeneca teria um limite inferior de idade para ser ministrada”.
“Apesar da ausência de informação formal, alguns dos critérios parecem já ter sofrido alterações. O que poderá não acontecer de forma homogénea se a comunicação não for clara e transparente entre os vários agentes envolvidos”, advertem.
Em Portugal, morreram 16.918 pessoas dos 827.765 casos de infeção confirmados pelo coronavírus que causa a Covid-19, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
LUSA/HN
0 Comments