Teste diagnostica Covid-19 através da saliva

13 de Abril 2021

O Grupo Germano de Sousa disponibiliza testes de diagnóstico da Covid-19 por amostras de saliva. Teste mantém tecnologia de análise do testes molecular PCR, “numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos”.

De acordo com o laboratório “a saliva é uma boa amostra biológica para o diagnóstico laboratorial da Covid-19, dado que as partículas de SARS-CoV-2 na saliva podem resultar da migração de células infetadas do trato respiratório inferior e superior ou de infeção da cavidade oral, principalmente da língua.”

Este teste poderá representar uma mais-valia no aumento da testagem em massa na medida em que o procedimento é “pouco invasivo e bastante simples”. O Grupo Germano de Sousa explica que para a realização deste teste é facultado um kit individual que contém um tubo para onde o paciente deve expelir saliva para dentro do recipiente.

Para além de da recolha da amostra ser “bastante útil no caso de pacientes mais sensíveis ao recurso da zaragatoa, como idosos e crianças”, o procedimento “diminui o risco de disseminação de gotículas, contribuindo para a segurança de todos.”

O grupo garante que o teste por amostras de saliva “mantem a mesma técnica de análise do teste molecular (RT-PCR) e numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos.”

O teste pode ser realizado nos Centros Covid-19 do Grupo Germano de Sousa, cuja listagem pode ser consultada Aqui.

O laboratório Germano de Sousa considera que esta nova solução reforça o seu compromisso no combate à pandemia.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights