Pessoas com doença gengival grave têm o dobro da probabilidade de aumentar a pressão arterial

20 de Abril 2021

Adultos com periodontite, uma infeção gengival grave, podem ter uma probabilidade significativamente maior de ter pressão arterial mais alta, em comparação com indivíduos com gengivas saudáveis, de acordo com uma investigação publicada no Hypertension, um jornal da American Heart Association.

Estudos anteriores encontraram uma associação entre hipertensão e periodontite, no entanto as investigações que confirmam os detalhes dessa associação são escassas. A periodontite é uma infeção dos tecidos das gengivas que mantêm os dentes no lugar que pode levar a inflamação progressiva e perda óssea ou dentária. A prevenção e o tratamento da periodontite são económicos e podem levar à redução dos marcadores de inflamação sistémica, bem como à melhora da função do endotélio (membrana fina que reveste o interior do coração e dos vasos sanguíneos).

“Doentes com doença gengival apresentam frequentemente pressão arterial elevada, sobretudo quando há inflamação gengival ativa ou sangramento das gengivas”, disse a autora principal do estudo Eva Muñoz Aguilera, DDS, M.Clin.Dent., investigadora sénior do UCL Eastman Dental Institute, em Londres. “A pressão arterial elevada é geralmente assintomática, e muitos indivíduos podem não ter consciência de que estão sob risco aumentado de complicações cardiovasculares. O nosso objetivo foi investigar a associação entre periodontite grave e pressão arterial alta em adultos saudáveis sem um diagnóstico confirmado de hipertensão”.

O estudo incluiu 250 adultos com periodontite grave generalizada (≥50% dos dentes com infeção gengival) e um grupo de controlo de 250 adultos que não tinham doença gengival grave, todos saudáveis e sem outras condições crónicas de saúde. A idade média dos participantes era de 35 anos e 52,6% eram mulheres. A investigação foi concluída em colaboração com o departamento de medicina dentária da Universitat Internacional de Catalunya, em Barcelona.

Todos os participantes foram submetidos a exames periodontais abrangentes, incluindo medições detalhadas da gravidade da doença gengival, como placa dentária em toda a boca, sangramento das gengivas e a profundidade das bolsas gengivais infetadas. A pressão arterial foi medida três vezes para garantir precisão. Amostras de sangue em jejum também foram recolhidas e analisadas para níveis elevados de glóbulos brancos e proteína C reativa de alta sensibilidade (hsCRP), já que ambos são marcadores de inflamação aumentada no corpo. As informações adicionais analisadas como fatores de confundimento incluíram história familiar de doenças cardiovasculares, idade, índice de massa corporal, sexo, etnia, tabagismo e níveis de atividade física.

Os investigadores descobriram que o diagnóstico de doença gengival estava associado a maiores probabilidades de hipertensão, independentemente dos fatores de risco cardiovascular comuns. Indivíduos com doença gengival eram duas vezes mais propensos a ter valores de pressão arterial sistólica elevados ?140 mmHg, em comparação com pessoas com gengivas saudáveis ​​(14% e 7%, respetivamente).

Para além disso, os investigadores observaram que: a presença de inflamação da gengiva ativa (identificada por sangramento das gengivas) foi associada a pressão arterial sistólica mais alta; os participantes com periodontite exibiram aumento de glicose, LDL (“mau” colesterol), hsCRP e níveis de glóbulos brancos e níveis mais baixos de HDL (“bom” colesterol), em comparação com os do grupo de controlo; quase 50% dos participantes com doença gengival e 42% do grupo de controlo tinham valores de pressão arterial para um diagnóstico de hipertensão (?130/80 mmHg).

“Esta evidência indica que a bactéria periodontal causa danos às gengivas e desencadeia também respostas inflamatórias que podem impactar o desenvolvimento de doenças sistémicas, incluindo hipertensão”, afirmou o autor Francesco D’Aiuto, DMD, M.Clin.Dent., Ph.D., Professor de Periodontologia e chefe da Unidade de Periodontologia do UCL Eastman Dental Institute. “Isso significaria que a ligação entre doença gengival e pressão arterial elevada ocorre bem antes de um doente desenvolver pressão arterial alta. O nosso estudo confirma também que um número preocupantemente alto de indivíduos não tem conhecimento de um possível diagnóstico de hipertensão”.

D’Aiuto acrescentou: “A integração do rastreio de hipertensão por dentistas com referenciação aos profissionais dos cuidados de saúde primários e o rastreio de doença periodontal por médicos com referenciação a periodontistas poderia melhorar a deteção e o tratamento de ambas as condições, para melhorar a saúde oral e reduzir o peso da hipertensão e suas complicações. Estratégias de saúde oral, como escovar os dentes duas vezes ao dia, provaram ser muito eficazes no controlo e prevenção das condições orais mais comuns, e os resultados do nosso estudo indicam que também podem ser uma ferramenta poderosa e acessível para ajudar a prevenir a hipertensão”.

Este estudo não teve em consideração outros fatores que também podem afetar a pressão arterial, como obesidade abdominal, ingestão de sal, uso de medicamentos anti-inflamatórios, tratamentos hormonais ou stress, ou quaisquer outras condições de saúde oral.

American Heart Association. “People with severe gum disease may be twice as likely to have increased blood pressure.” ScienceDaily. ScienceDaily, 29 March 2021. <www.sciencedaily.com/releases/2021/03/210329090000.htm>.

Eva Muñoz Aguilera, Jean Suvan, Marco Orlandi, Queralt Miró Catalina, Jose Nart, Francesco D’Aiuto. Association Between Periodontitis and Blood Pressure Highlighted in Systemically Healthy Individuals. Hypertension, 2021

ScienceDaily/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights