Boris Johnson acusado de incompetência e integridade duvidosa por ex-conselheiro

24 de Abril 2021

O ex-braço direito de Boris Johnson, Dominic Cummings, lançou hoje um violento ataque ao chefe do governo britânico, acusando-o de incompetência e questionando a sua integridade, a propósito de vários casos recentes

Em texto publicado no seu sítio na internet, este defensor da saída do Reino Unido da União Europeia, artesão da vitória do ‘Leave’ no referendo de 2016, considerou “triste ver o primeiro-ministro e o seu gabinete tão longe do nível de competência e integridade que o país merece”.

Cummings, que foi um assessor muito influente e controverso, saiu do governo em novembro de 2020 em condições muito turbulentas.

Negou ter sido o autor da divulgação de uma mensagem curta de texto (SMS, na sigla em Inglês) que revelou um acesso privilegiado do industrial James Dyson, que fez fortuna nos produtos eletrodomésticos, ao primeiro-ministro.

A BBC revelou recentemente esta troca de SMS na qual Dyson solicitava a Johnson, no início da pandemia, que “regulasse” o estatuto fiscal dos seus assalariados que deveriam vir ao Reino Unido fabricar os respiradores, como pretendia o governo. Boris Johnson teria respondido em março de 2020: “Vou tratar disso amanhã! Precisamos de vocês”.

Dominic Cummings mencionou também a intenção de Boris Johnson de fazer financiar os trabalhos do seu apartamento por financiadores privados. Acrescentou que recusou ajudar a avançar com a intenção e de lhe ter dito que esta era “contrária à ética, estúpida, talvez ilegal”.

Disponibilizando-se para fornecer aos investigadores as mensagens privadas que provam as suas afirmações e testemunhar sob juramento, Cummings sugeriu o lançamento de um inquérito parlamentar urgente sobre a conduta do governo durante a pandemia do novo coronavirus.

Acusou ainda Johnson de ter tentado acabar com um inquérito interno sobre as fugas de informação relativas a uma decisão do governo de impor um novo confinamento, ocorridas no ano passado depois de uma reunião do Executivo, porque iria colocar em causa um conselheiro próximo da sua noiva Carrie Symonds.

Cummings afirmou que respondeu a Boris Johnson que esta era uma ideia “louca” e “totalmente contrária à ética”. Este episódio “contribuiu para a (sua) decisão de sair de Downing Street”, acrescentou.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights