Associação de Castelo Branco promove cuidados de saúde junto da comunidade cigana

28 de Abril 2021

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) promoveu junto da comunidade cigana de Castelo Branco uma ação de cuidados de saúde, que envolveu 35 membros de 15 famílias.

“Tratou-se de uma iniciativa para a promoção da saúde e prevenção da doença, com a realização de medições de tensão arterial, controlo de níveis de glicémia, bem como a sensibilização da comunidade cigana para áreas como a vacinação, planeamento familiar, higiene oral e nutricionismo”, referiu, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a ALAD.

A iniciativa “A Saúde veio ao meu Bairro”, que decorreu no Bairro São Tiago, em Castelo Branco, reforçou ainda junto desta comunidade a importância das medidas de higiene e prevenção para o combate à atual pandemia da Covid-19.

“Participaram nesta ação 35 membros da comunidade cigana, pertencentes a 15 famílias e residentes neste bairro, pelos quais foram distribuídos ‘kits’ compostos por produtos de higiene básica, de saúde oral e alimentos saudáveis, nomeadamente fruta”, lia-se na nota.

A ALAD contou com o apoio da equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, dos voluntários da Cáritas e da Cruz Vermelha Portuguesa, na cedência e montagem de uma tenda de apoio.

Esta atividade foi realizada em parceria com o projeto “Nós com os Outros”, cuja intervenção está orientada para um público específico (crianças e jovens da comunidade cigana e descendentes de migrantes e de refugiados).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights