Ciclo de webinars promove a literacia em saúde junto da comunidade de hipertensão pulmonar

30 de Abril 2021

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai implementar, durante o mês de maio, um ciclo de webinars dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde na área.

Nos dias 5, 12 e 19 de maio, das 19h00 às 20h00, a iniciativa pretende educar essa comunidade, facilitando o acesso a informação relevante para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre desta patologia rara, incapacitante e de difícil diagnóstico, indica o comunicado de imprensa.

A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce, devido à pouca consciencialização da população sobre a patologia e ao facto de a sua sintomatologia ser comum a muitas outras doenças de origem pulmonar, neurológica e cardiovascular.

“Pretendemos, com esta iniciativa de caráter pedagógico, reforçar a importância de informar a população sobre a HP e promover um diálogo aberto entre profissionais de saúde, doentes e cuidadores, criando um espaço de partilha para o esclarecimento de dúvidas que surgem frequentemente no quotidiano destas pessoas”, diz Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.

Acessível a todos os interessados, o ciclo de webinars será transmitido na página de Facebook da APHP (https://www.facebook.com/hipertensaopulmonarportugal) e realizado com o apoio da Ferrer e da Janssen.

O painel de oradores contará com a intervenção de especialistas e profissionais na área da HP, e o programa de cada evento estará disponível em www.aphp.pt.

Calendário:

5 de maio, 19h às 20h: Questões éticas e jurídicas nos cuidados com a saúde

Enquadramento dos direitos de doentes e cuidadores, a nível profissional e social – Dra. Rosário Zincke, advogada e presidente da Plataforma Saúde em Diálogo.

Apresentação e discussão de casos práticos – Maria João Saraiva, presidente da APHP, e Dra. Cátia Rodrigues, psicóloga e vice-presidente da APHP.

(Apoio Janssen)

12 de maio, 19h às 20h: A importância da reabilitação pulmonar

Técnicas e exercícios para melhorar a função respiratória

Oradores: Enfermeira Tânia Cardoso, especialista em reabilitação pulmonar no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente.

19 de maio, 19h às 20h: (Re)Aprender a Viver com hipertensão pulmonar

Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental

Oradores: Dr.ª Cátia Rodrigues, psicóloga da APHP, e enfermeiro Rui Silva, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

(Apoio Ferrer)

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights