Ciclo de webinars promove a literacia em saúde junto da comunidade de hipertensão pulmonar

30 de Abril 2021

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai implementar, durante o mês de maio, um ciclo de webinars dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde na área.

Nos dias 5, 12 e 19 de maio, das 19h00 às 20h00, a iniciativa pretende educar essa comunidade, facilitando o acesso a informação relevante para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre desta patologia rara, incapacitante e de difícil diagnóstico, indica o comunicado de imprensa.

A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce, devido à pouca consciencialização da população sobre a patologia e ao facto de a sua sintomatologia ser comum a muitas outras doenças de origem pulmonar, neurológica e cardiovascular.

“Pretendemos, com esta iniciativa de caráter pedagógico, reforçar a importância de informar a população sobre a HP e promover um diálogo aberto entre profissionais de saúde, doentes e cuidadores, criando um espaço de partilha para o esclarecimento de dúvidas que surgem frequentemente no quotidiano destas pessoas”, diz Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.

Acessível a todos os interessados, o ciclo de webinars será transmitido na página de Facebook da APHP (https://www.facebook.com/hipertensaopulmonarportugal) e realizado com o apoio da Ferrer e da Janssen.

O painel de oradores contará com a intervenção de especialistas e profissionais na área da HP, e o programa de cada evento estará disponível em www.aphp.pt.

Calendário:

5 de maio, 19h às 20h: Questões éticas e jurídicas nos cuidados com a saúde

Enquadramento dos direitos de doentes e cuidadores, a nível profissional e social – Dra. Rosário Zincke, advogada e presidente da Plataforma Saúde em Diálogo.

Apresentação e discussão de casos práticos – Maria João Saraiva, presidente da APHP, e Dra. Cátia Rodrigues, psicóloga e vice-presidente da APHP.

(Apoio Janssen)

12 de maio, 19h às 20h: A importância da reabilitação pulmonar

Técnicas e exercícios para melhorar a função respiratória

Oradores: Enfermeira Tânia Cardoso, especialista em reabilitação pulmonar no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente.

19 de maio, 19h às 20h: (Re)Aprender a Viver com hipertensão pulmonar

Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental

Oradores: Dr.ª Cátia Rodrigues, psicóloga da APHP, e enfermeiro Rui Silva, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

(Apoio Ferrer)

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights