Presidente mexicano anuncia reabertura da fronteira com EUA para breve

30 de Abril 2021

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou esta sexta-feira que a fronteira terrestre entre o México e os Estados Unidos da América (EUA), encerrada para as deslocações não essenciais desde o início da pandemia, irá reabrir “em breve”.

Numa conferência de imprensa, o chefe de Estado mexicano foi questionado sobre o recente alerta para viajantes emitido pelos EUA, que desaconselhava deslocações ao território mexicano devido aos níveis de criminalidade em algumas regiões e à expansão da pandemia de Covid-19.

“Há um clima muito bom nas relações com os Estados Unidos”, respondeu López Obrador, indicando que na próxima semana irá falar com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, para abordar questões relacionadas com o fenómeno migratório.

Em março, e perante o número recorde de chegadas de imigrantes irregulares, sobretudo menores, à fronteira dos EUA com o México, o Presidente norte-americano, Joe Biden, encarregou a gestão deste difícil e sensível dossiê a Kamala Harris.

Na mesma resposta, o chefe de Estado mexicano avançou: “A abertura das fronteiras vai acontecer em breve, completa”.

López Obrador indicou ainda que do “lado norte-americano” também existe “a exigência de uma normalização das relações e de intercâmbios plenos”.

“[A situação] não irá prolongar-se por muito mais tempo. Vamos chegar a um acordo em breve”, concluiu o Presidente mexicano.

Em 21 de março de 2020, no início da crise pandémica, o México e os EUA encerraram as suas fronteiras para as deslocações não essenciais, ou seja, para viagens para fins turísticos e recreativos.

Este ano, em 18 de março, já em plena nova vaga migratória, o México anunciou que ia restringir o tráfego terrestre também na fronteira sul, alegando que pretendia travar a disseminação do novo coronavírus.

No dia 20 de abril, a administração Biden prorrogou, até 21 de maio, as restrições aplicadas às viagens não essenciais nas fronteiras com o México e com o Canadá, no âmbito do plano nacional para lutar contra a pandemia.

A fronteira entre o México e os EUA, que se estende por mais de três mil quilómetros, é uma das mais movimentadas do mundo, com o registo de um tráfego diário superior a um milhão de pessoas e de trocas de bens e serviços avaliadas por dia na ordem dos 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights