OMS aprova uso de emergência de vacina chinesa da Sinopharm

8 de Maio 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou na sexta-feira o uso de emergência da vacina chinesa contra a Covid-19 da Sinopharm, recomendando a sua administração a pessoas com mais de 18 anos, anunciou o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Trata-se da primeira vacina chinesa a ser aprovada pela OMS e a sexta do conjunto de todas as vacinas contra a Covid-19 homologadas pela organização.

O anúncio foi feito na videoconferência de imprensa regular da OMS sobre a pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

A vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinopharm é recomendada a pessoas com mais de 18 anos, devendo ser administrada em duas doses com um intervalo de duas a três semanas.

Apesar de continuar a avaliar os dados sobre a vacina, à medida que são facultados pelo laboratório, o grupo de peritos da OMS considera que a fórmula da Sinopharm cumpre os requisitos de segurança, eficácia e qualidade.

Segundo a OMS, a vacina da Sinopharm previne a doença grave com uma eficácia até 79 por cento, sendo “apropriada para pessoas com mais de 18 anos”.

Uma vez que “a informação é ainda muito escassa” relativamente às pessoas com mais de 60 anos ou com outras doenças, os peritos consideram que a farmacêutica e as autoridades de saúde de cada país devem manter a vigilância sobre do uso da vacina.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights