MDS anuncia primeira edição do “Cancer Summit”

17 de Maio 2021

A iniciativa promovida pela farmacêutica tem como objetivo fomentar o conhecimento e o debate científico em cinco áreas da Oncologia. A primeira edição do “Cancer Summit” arranja no dia 19 de junho. O painel será composto por especialistas de renome.

O evento, em formato online, reúne vários especialistas e palestras dedicados à partilha de experiências e perspetivas sobre as mais recentes abordagens terapêuticas nas áreas de Cancro do Pulmão, Cancro Renal, Cancro de Cabeça e Pescoço, Melanoma e Biomarcadores.

Em comunicado, a farmacêutica anuncia que o encontro terá início com uma sessão plenária dirigida por Paula Martins de Jesus, Diretora Médica da MSD Portugal. No “Cancer Summit” os profissionais de saúde poderão participar em 5 workshops, dedicados à discussão de casos clínicos e ao debate dos mais recentes avanços no tratamento dos cinco tipos de cancro.

Relativamente ao Cancro do Pulmão está prevista uma abordagem sobre: “Cancro do Pulmão: uma realidade em constante evolução” e “O doente, a família e os profissionais de saúde. Esforços individuais ou em equipa?”.

Para o Cancro Renal os temas em destaque serão “Casos do Mundo Real: o dilema” e “Oportunidades atuais e dilemas futuros”.

Sobre o Melanoma, o debate será centrado em “Melanoma Metastático – casos da vida real” e “Melanoma Adjuvante em Debate”.

O evento irá analisar ainda o Cancro de Cabeça e Pescoço: “Part 1: How to manage 1L treatment of R/M HNSCC” e “Part 2: R/M HNSCC treatment sequence”.

Biomarcadores: “PD-L1 no CCECP” e “MMRd / MSI-H” são dos temas, também, em destaque.

Além dos workshops, os participantes vão ter também a oportunidade de assistir a uma sessão plenária sobre a “Implementação da Imunoterapia na Prática Clínica”, apresentada pela Dra. Mariana Malheiro, Oncologista no Hospital São Francisco Xavier e no Hospital CUF Tejo, e pelo Prof. Dr. Mário Fontes e Sousa, Oncologista no Hospital CUF Tejo.

A sessão de encerramento irá ter como foco o papel da Inteligência Artificial na Oncologia. Para tal, o evento irá contar com a participação especial do Professor Leonardo Vanneschi, Professor e Investigador na NOVA Information Management School e especialista reconhecido na área da Inteligência Artificial (IA).

A 1.ª Edição do “Cancer Summit” conta com a chancela científica de diversas entidades:  Associação de Cancro do Rim de Portugal, Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, Grupo Português Génito-Urinário e Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica.

Os profissionais de saúde interessados em participar podem realizar a inscrição Aqui.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights