Takeda e APDI apresentam Guia para Melhor Viver com a Doença de Crohn Fistulizante

18 de Maio 2021

A farmacêutica Takeda e a APDI (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino) assinalam o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII) com o lançamento do primeiro capítulo de um guia sobre como viver melhor com doença de Crohn fistulizante.

O primeiro capítulo deste guia é dedicado ao bem-estar emocional de todos os que sofrem de doença de Crohn (DC) fistulizante. É normal que os indivíduos com DC experienciem ocasionalmente emoções negativas, como stress, frustração ou raiva, que são mais frequentes quando ocorrem complicações, como fístulas perianais, e em doentes que necessitam de cirurgia.

Este guia, e mais concretamente o primeiro capítulo, além de mostrar que o doente não está sozinho, apresenta algumas formas de melhorar o estado de espírito.

Segundo Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, “nem sempre é fácil ao doente falar ou explicar a sua doença de Crohn fistulizante. Neste novo guia o doente encontrará esclarecimentos e orientações que o poderão ajudar a ter melhor qualidade de vida”.

Este é o primeiro de oito capítulos de um guia abordará também fadiga, nutrição, família e amigos, exercício, viagens, problemas masculinos e problemas femininos.

O comunicado de imprensa informa também que a Takeda apoia a APDI no ciclo de webinars que esta associação está a organizar. Todos os webinars têm a duração de uma hora e começam amanhã às 18h30. O webinar foca-se em como atingir a remissão na DII, e o último, a 26 de maio, é dedicado ao impacto da DII na sexualidade.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights