O primeiro capítulo deste guia é dedicado ao bem-estar emocional de todos os que sofrem de doença de Crohn (DC) fistulizante. É normal que os indivíduos com DC experienciem ocasionalmente emoções negativas, como stress, frustração ou raiva, que são mais frequentes quando ocorrem complicações, como fístulas perianais, e em doentes que necessitam de cirurgia.
Este guia, e mais concretamente o primeiro capítulo, além de mostrar que o doente não está sozinho, apresenta algumas formas de melhorar o estado de espírito.
Segundo Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, “nem sempre é fácil ao doente falar ou explicar a sua doença de Crohn fistulizante. Neste novo guia o doente encontrará esclarecimentos e orientações que o poderão ajudar a ter melhor qualidade de vida”.
Este é o primeiro de oito capítulos de um guia abordará também fadiga, nutrição, família e amigos, exercício, viagens, problemas masculinos e problemas femininos.
O comunicado de imprensa informa também que a Takeda apoia a APDI no ciclo de webinars que esta associação está a organizar. Todos os webinars têm a duração de uma hora e começam amanhã às 18h30. O webinar foca-se em como atingir a remissão na DII, e o último, a 26 de maio, é dedicado ao impacto da DII na sexualidade.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments