Timor-Leste com mais uma morte, recuperados ultrapassam novas infeções

27 de Maio 2021

Timor-Leste registou esta quinta-feira mais uma morte de uma pessoa infetada com Covid-19, um homem de 59 anos, com o número de recuperados a ultrapassar o de novas infeções, anunciaram as autoridades.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que a nova vítima é um homem que durante a madrugada de hoje se deslocou ao Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), onde explicou que estava doente há pelo menos dois dias.

Com esta morte aumentou para 15 o total de óbitos de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

“O paciente tinha uma história clínica de uma operação aos rins. Os exames realizados levaram a um diagnóstico de peritonite e choque sético. Foi confirmado um teste positivo ao SARS-CoV-2 e transferido para o centro de isolamento de Vera Cruz”, explica, notando que o homem morreu ao final da manhã.

No que toca à evolução diária de casos, o CIGC registou nas últimas 24 horas mais 184 casos em Díli, 11 em Baucau, seis em Bobonaro, cinco em Covalima, três em Aileu, dois cada em Ainaro e Liquiçá e um cada em Ermera e Viqueque.

Fonte do CIGC disse à Lusa que entre os casos positivos detetados hoje há 27 seminaristas do Seminário Maior Interdiocesano de Fatumeta, de entre um total de 46 pessoas testadas naquele local.

Este é o segundo surto detetado num seminário depois de um surto de 14 casos positivos entre 21 testados no Seminário dos Canossianos na zona de Hera, município de Díli.

O número de recuperados foi de 225, pelo que o número de casos ativos caiu para 2.727, a primeira queda em várias semanas, e o total acumulado desde o início da pandemia subiu para 6.459.

O total de casos positivos detetados em Díli corresponde a 10,7% dos 1714 testes realizados na capital, enquanto os 31 registados fora da capital correspondem a 5,4% dos 574 testes realizados.

A taxa de incidência da doença está agora nos 48,8 casos por 100 mil habitantes em Díli e nos 14,5 por 100 mil a nível nacional.

O total de pessoas no centro de isolamento de Vera Cruz aumentou para 41, com quatro em estado grave, e o registo de um primeiro bebé, que nasceu no local, a testar positivo ao SARS-CoV-2.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.487.457 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights