Peru é novamente o país com a taxa de mortalidade mais elevada devido à Covid-19

1 de Junho 2021

O Peru volta a ser o país com a taxa de mortalidade mais elevada devido à Covid-19, depois de o Governo ter revisto o número de mortes devido à doença, que se cifra nas 180.764 vítimas mortais.

Os números divulgados, que somam mais 111.000 mortes, quase triplicam o impacto do novo coronavírus no país.

Para esclarecer o impacto real da pandemia, o Governo peruano criou em abril um grupo de trabalho técnico, que ontem apresentou um relatório final onde se informa que o número de mortes devido à Covid-19 no Peru atingiu 180.764 pessoas de março de 2020 até 22 de maio.

O número – muito acima das quase 70.000 mortes registadas no último relatório oficial do Governo – atirou novamente o país para o topo na taxa de mortalidade relacionada com o novo coronavírus, como já tinha acontecido em agosto, durante a primeira vaga.

A taxa de mortalidade do SARS-CoV-2 no país sul-americano era de 551 mortes por 100.000 habitantes, ultrapassando assim a de países como a Hungria e a República Checa, que no início de maio lideravam o ´ranking` mundial, com taxas de 304 e 283 mortes por 100.000 habitantes, respetivamente.

A retificação das autoridades peruanas surge após as recomendações de um grupo de trabalho composto por membros da sociedade civil e funcionários do setor da saúde, que considerou novos critérios para identificar casos de Covid-19 e criou um novo instrumento para os contar.

Até agora, o Governo produzia um relatório diário de mortes causadas pela pandemia que incluía apenas mortes de doentes sintomáticos que apresentavam resultados positivos no teste à presença do vírus.

A subestimação dos números foi demonstrada pelos dados do Sistema Nacional Informatizado de Mortes (Sinadef) do Ministério da Saúde, que, ao registar tanto os casos confirmados como os suspeitos de Covid-19, rapidamente se tornou o principal instrumento de referência para medir a evolução da pandemia.

Agora, a base de dados do Sinadef é complementada com dados laboratoriais.

Além do critério virológico de ter um teste molecular reativo para a Covid-19, os peritos acrescentaram seis outros critérios, incluindo testes serológicos e radiológicos positivos, bem como casos suspeitos com quadros clínicos compatíveis com a doença, entre outros.

Foi com base na aplicação desta nova metodologia que o grupo de trabalho estimou que 180.764 estava mais próximo do número real de mortes causadas pela Covid-19 no Peru, 89.884 das quais durante a primeira vaga de infeções e 90.880 na segunda vaga, ainda por controlar.

O ministro da Saúde, Óscar Ugarte, expressou a vontade de o executivo apresentar esta nova metodologia à Organização Mundial de Saúde (OMS), para que “os países membros possam enriquecer a sua própria experiência e isto servirá como um exemplo a seguir”.

O ministro insistiu que o relatório final do grupo técnico “não está a dizer que há mais mortes do que havia” mas que “um número significativo de mortes não foi identificado como tendo sido causado pela covid-19”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights