Sindicato dos enfermeiros pede retoma das negociações para Acordo Coletivo de Trabalho

4 de Junho 2021

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) enviou uma carta ao Governo a pedir a retoma das negociações para a conclusão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente à profissão, interrompidas desde setembro de 2019.

Hoje, em comunicado, o SINDEPOR referiu que o apelo foi feito numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, com conhecimento ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e à ministra da Saúde, Marta Temido.

“Em causa está o estabelecimento de uma carreira de enfermagem, destruída no Governo de Sócrates e a consagração de aspetos como remunerações e ajudas de custo. Trata-se de um acordo com 95 cláusulas, estando já negociadas 80, faltando, portanto, estabelecer 15”, destacou o SINDEPOR.

Na carta, segundo o Sindicato, são recordadas as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, proferidas no Dia Internacional do Enfermeiro: “É a maior medalha que se lhes pode dar, é a medalha de permanentemente se pensar neles e no seu estatuto, nas condições de trabalho. Isso sim, é agradecer. Eu sei que não temos dinheiro ilimitado. Não temos, em Portugal. Mas dentro daquilo que temos, que se pense nos enfermeiros.”

Na nota, o presidente do Sindicato, Carlos Ramalho, lembrou que foi o SINDEPOR quem mais impulsionou a greve cirúrgica.

“Mas não é disso que se trata agora. Como escrevemos na carta, queremos fazer parte da solução e não do problema, e por isso pedimos o reatamento das negociações para finalmente alcançarmos um Acordo Coletivo de Trabalho”, disse Carlos Ramalho, para quem este regresso à mesa das negociações “é mais do que justo e necessário”.

O SINDEPOR recordou também declarações recentes de António Costa de que é preciso combater a precariedade que ficou muito mais exposta no quadro da pandemia de Covid-19.

“Esperamos que as palavras de António Costa não tenham sido proferidas apenas para socialista ver e que, enquanto primeiro-ministro, concretize o que defendeu no discurso para o interior do seu partido. A finalização do Acordo Coletivo de Trabalho dos enfermeiros é uma excelente oportunidade para começar”, destacou.

Carlos Ramalho disse ainda que o SINDEPOR tem tido bons resultados em negociações com os governos regionais dos Açores e da Madeira, o que gera alguma incompreensão por parte dos enfermeiros do continente.

“Ora, como o país é só um, é necessário, no mínimo, haver também abertura para negociações por parte do Governo central. Mantemos a esperança de termos a mesma postura por parte do Governo central e elogiamos a atitude dos executivos regionais dos Açores e Madeira”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights