Ministro da Defesa diz que se mantém a “equidade nacional” com vacinação nos Açores

7 de Junho 2021

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou esta segunda-feira que o processo de vacinação em massa a decorrer nas cinco ilhas dos Açores sem hospital mantém a “equidade nacional”.

“Para nós era muito importante dar aqui esse testemunho de solidariedade, dar o apoio necessário para o trabalho necessário que o Governo Regional está a fazer no sentido de assegurar que os açorianos tenham todas as condições que precisam de ter e, nessa medida, mantém-se a equidade nacional, que é verdadeiramente aquilo que mais conta”, declarou João Gomes Cravinho.

O ministro da Defesa, acompanhado pelo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e pelos coordenadores nacional e regional das “Task Force” da vacinação, visitaram hoje, na ilha de Santa Maria, o centro de vacinação instalado no quartel dos bombeiros voluntários de Vila do Porto.

A deslocação a Santa Maria integra-se no âmbito da Operação “Periferia”, que prevê a vacinação de 1.872 pessoas naquela ilha, aumentando para 4.233 o número de pessoas inoculadas com a primeira dose em Santa Maria, correspondente a 82,68% da população vacinável.

A ilha deveria ser vacinada em três dias, mas as autoridades sanitárias locais preveem que o processo termine ainda esta tarde.

Segue-se no plano de vacinação em massa das outras ilhas dos Açores sem hospital, à exceção do Corvo, onde a população já foi toda vacinada, ou seja, Pico, São Jorge, Flores e Graciosa.

O ministro da Defesa Nacional considerou que “o importante verdadeiramente não é a inoculação total, mas atingir-se a imunidade de grupo e impedir que o vírus circule”, tendo manifestado a convicção que, nos Açores, esse objetivo vai atingir-se “mais rapidamente do que à escala nacional”.

O arquipélago conta, atualmente, com 268 casos positivos ativos, todos em São Miguel, e estão em vigilância ativa 1.492 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticadas nos Açores 5.697 infeções, tendo recuperado 5.266 pessoas.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho corrente, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 54.963 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights