Assembleia Legislativa dos Açores aprova voto de saudação aos professores

15 de Junho 2021

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um voto de saudação aos professores da região, pela sua ação durante a pandemia de Covid-19, apresentado pelo PS.

“O grupo parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um voto de saudação pela devota e determinada ação de todos os docentes no exercício da sua profissão, não permitindo assim, e em tempo algum, que a pandemia Covid-19 alguma vez se aproprie do futuro das nossas crianças e jovens”, leu o deputado socialista Rodolfo Franca.

O voto, aprovado por unanimidade, destaca o “altruísmo” dos professores no auxílio a centenas de crianças e de jovens “na construção de um futuro melhor”, sublinhando que a pandemia não desviou o foco dos docentes, apesar das “acrescidas dificuldades”.

“É elevada a devastação pandémica, onda dinâmica destruidora não só do nosso bem-estar físico, como do nosso bem-estar mental e social. E o quanto têm agarrado as firmes mãos do professor. Não mensurável, desde logo porque invisíveis, mas sobre elas pousado um passado a lembrar para com ele aprender, um presente a agarrar para nem tudo perder e um futuro a traçar, prometedor e capaz de nos devolver a felicidade”, salientou Rodolfo Franca.

O deputado Pedro Pinto, do CDS-PP, considerou que com este voto o parlamento açoriano saúda também “todos aqueles que trabalhando nas escolas e não são docentes, neste período de pandemia, possibilitaram que as escolas se mantivessem em funcionamento”.

O centrista destacou, por outro lado, “o combate à precariedade dos professores” e o anúncio da “redução do número de alunos por turma”, alegando que “são uma classe profissional essencial ao presente e ao futuro da região”.

Também Rui Espínola, do PSD, realçou a “enorme resiliência”, a “enorme luta” e a “capacidade de inovação constante” dos professores.

O deputado social-democrata lamentou, no entanto, que a carreira docente tenha sido “desvalorizada” nos últimos anos, com o aumento da precariedade e o congelamento do tempo de serviço, alegando que isso levou a que hoje exista “falta de professores” nas escolas.

António Lima, do BE, lembrou igualmente o “esforço quase sobre-humano” dos docentes para “manter a ligação aos alunos num contexto de pandemia”, para evitar que muitos ficassem com “atrasos significativos” no seu desenvolvimento.

O deputado bloquista alertou para a “necessidade de valorização da carreira” e de “combate à precariedade”, mas disse ter “dúvidas” sobre os resultados da legislação já aprovada nesse sentido.

O executivo açoriano da coligação PSD-CDS-PPM tomou posse em novembro de 2020, depois de 24 anos de governação do PS.

Os Açores têm atualmente 320 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, dos quais 308 em São Miguel, 10 na Terceira e dois no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 5.964 casos de infeção, tendo ocorrido 5.477 recuperações e 33 mortes. Saíram do arquipélago sem terem sido dadas como curadas 79 pessoas e 51 apresentaram comprovativo de cura anterior.​​​​​​​

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights