MSD lança 1.ª edição do “Cancer Summit” para promover debate científico em cinco áreas da oncologia

18 de Junho 2021

Evento cross-tumoral promovido pela MSD Portugal decorre amanhã, dia 19, e reúne especialistas de cinco áreas da oncologia: cancro do pulmão, cancro renal, cancro de cabeça e pescoço, melanoma e biomarcadores.

Esta iniciativa reúne especialistas de renome em workshops e palestras dedicados à partilha de experiências e perspetivas sobre as mais recentes abordagens terapêuticas.

Sob o mote “Redefining survival expectations” e num formato 100% digital, o “Cancer Summit” decorrerá no período da manhã, a partir das 9h30.

Todos os profissionais de saúde interessados podem inscrever-se e conhecer o programa em detalhe na plataforma profissionaisdesaude.pt 

Neste encontro, que terá início com uma sessão plenária dirigida pela Dra. Paula Martins de Jesus, diretora médica da MSD Portugal, os profissionais de saúde poderão participar em cinco workshops, dedicados à discussão de casos clínicos e ao debate dos mais recentes avanços no tratamento dos cinco tipos de cancro em análise neste evento: cancro do pulmão – “Cancro do Pulmão: uma realidade em constante evolução” e “O doente, a família e os profissionais de saúde. Esforços individuais ou em equipa?” -, cancro renal – “Casos do Mundo Real: o dilema” e “Oportunidades atuais e dilemas futuros” -, melanoma – “Melanoma Metastático – casos da vida real” e “Melanoma Adjuvante em Debate” -, cancro de cabeça e pescoço – “Part 1: How to manage 1L treatment of R/M HNSCC” e “Part 2: R/M HNSCC treatment sequence”e biomarcadores – “PD-L1 no CCECP” e “MMRd / MSI-H”.

Além dos workshops, os participantes terão também oportunidade de assistir a uma sessão plenária sobre a “Implementação da Imunoterapia na Prática Clínica”, apresentada pela Dra. Mariana Malheiro, oncologista no Hospital São Francisco Xavier e no Hospital CUF Tejo, e pelo Prof. Dr. Mário Fontes e Sousa, oncologista no Hospital CUF Tejo.

A sessão de encerramento “Inteligência artificial aplicada à Saúde” contará com a participação especial do Professor Leonardo Vanneschi, professor e investigador na NOVA Information Management School e especialista reconhecido na área da inteligência artificial (IA). O especialista partilhará a sua experiência neste campo de investigação, focando a aplicação da IA na área da oncologia, com a apresentação de exemplos práticos da forma como as novas soluções digitais podem ajudar os doentes oncológicos ao longo de diferentes fases: diagnóstico, tratamento e recuperação.

O Dr. Eurico Silva, médico de medicina geral e familiar (MGF) na Unidade de Saúde Familiar João Semana (USF João Semana), em Ovar, disse ao HealthNews que esta iniciativa “é fundamental para a atualização dos profissionais de saúde” e que juntar “um conjunto grande de situações oncológicas é uma mais-valia”. Hoje, as grandes evoluções de tratamento “implicam que todos os profissionais de saúde estejam a par dos benefícios, mas também do perfil de segurança, dos efeitos secundários, das interações e das situações que devem estar acauteladas, para garantir que todos os profissionais possam falar da mesma forma”, acrescentou o médico.

A 1.ª edição do “Cancer Summit” conta com a chancela científica de diversas entidades: Associação de Cancro do Rim de Portugal, Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, Grupo Português Génito-Urinário e Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica.

Os profissionais de saúde que pretendam participar no evento podem registar-se aqui e selecionar os workshops do seu interesse.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights