Ordem assinala Dia do Médico com homenagem a profissionais que morreram devido à pandemia

18 de Junho 2021

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) assinala esta sexta-feira o Dia do Médico com uma homenagem simbólica aos profissionais que perderam a vida devido à pandemia de Covid-19, fazendo um minuto de silêncio em sua memória.

No dia em que Portugal assinala o Dia do Médico, o bastonário Miguel Guimarães homenageia também todos os profissionais e os médicos que têm 50 e 25 anos de carreira.

Numa mensagem de vídeo dirigida aos médicos portugueses, o bastonário deixou-lhes palavras de gratidão e louvor, lembrando que em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis, os médicos continuam a mostrar porque são “verdadeiros heróis”.

“Exemplos recentes da resiliência destes profissionais são o combate à pandemia de Covid-19 e, em 2017, a resposta ao flagelo dos grandes incêndios que assolaram o país”, refere a OM em comunicado.

Na mensagem, Miguel Guimarães enaltece as “várias gerações de médicos que construíram o sistema de saúde português” e que “conseguiram mudar o paradigma da saúde em Portugal”.

Recorda ainda o serviço médico à periferia, as carreiras médicas, o Serviço Nacional de Saúde e o serviço privado e social.

“A sua coragem, liderança, humanismo e solidariedade” fizeram e fazem verdadeiramente a diferença, salienta o bastonário, que vai apelar cerca das 22:00 (via plataforma digital) a um minuto de silêncio em “memória e respeito” também pelos médicos que perderam a vida no exercício da sua profissão desde março de 2020, direta ou indiretamente devido à pandemia, adianta a OM.

O momento terá lugar no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos onde se estará a homenagear médicos que no ano de 2020 e 2021 completaram 50 anos de carreira.

A OM afirma que o minuto de silêncio será uma manifestação de “intenso respeito e afeto”, que não esquecerá todos os cidadãos que morreram durante esta pandemia e será também assinalado na página de Facebook da Ordem dos Médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights