Ilha de São Miguel responsável por todos os casos registados nos Açores

1 de Julho 2021

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 24 novos casos de Covid-19, todos em São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, resultantes de 1.586 análises realizadas nos laboratórios de referência da região.

A informação consta do comunicado de hoje da Autoridade de Saúde açoriana, que assinala também, nas últimas 24 horas, 30 recuperações, 29 das quais em São Miguel e uma no Faial.

Por concelhos, Ribeira Grande tem nove novos casos (quatro na Matriz, dois na Ribeirinha, um na Maia, um na Lomba da Maia e um em Rabo de Peixe).

Em Ponta Delgada há hoje sete novos doentes com Covid-19 (dois nos Arrifes, dois na Fajã de Baixo, um na Covoada, um em São José e um em São Pedro).

No concelho da Lagoa há oito novos casos (cinco em Água de Pau, dois no Rosário e um em Santa Cruz).

Hoje estão internados três doentes com Covid-19 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, mantendo-se um em Unidade de Cuidados Intensivos.

A Autoridade de Saúde açoriana informa que se verificou “a saída do arquipélago de um caso positivo, um cidadão não residente que se encontrava na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, deixando de contar como caso ativo”.

Um dos casos reportados na quarta-feira, de “um cidadão não residente, na ilha de São Miguel, concelho do Nordeste, com história de ligação aérea com o exterior da região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado à chegada produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo”, adianta o mesmo comunicado.

O arquipélago conta atualmente com 283 casos positivos ativos, sendo 274 em São Miguel, quatro no Faial, dois na Graciosa, um na Terceira, um em São Jorge e um em Santa Maria.

Estão ativas no Faial duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.364 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.909 pessoas e falecido 33.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Quanto ao Plano Regional de Vacinação, desde 31 de dezembro de 2020 e até 23 de junho, foram administradas nos Açores um total de “204.508 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 114.502 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 90.006 pessoas com ambas as doses”, indica ainda o boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.940.888 mortos no mundo, resultantes de mais de 181,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights