PE reúne-se até quinta-feira com reforço da agência do medicamento na agenda

5 de Julho 2021

O Parlamento Europeu (PE) reúne-se entre esta segunda-feira à tarde e quinta-feira em Estrasburgo em sessão plenária, a segunda presencial desde outubro de 2020, com o reforço do mandato da Agência Europeia do Medicamento na agenda.

Os eurodeputados, que estiveram impedidos de ir a Estrasburgo durante meses e a trabalhar em regime virtual e híbrido, só em Bruxelas, devido à pandemia da Covid-19, vão debater na quarta-feira a sua posição para as negociações com o Conselho da União Europeia (UE) sobre um papel mais forte da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa).

A votação sobre a extensão do mandato do regulador de medicamentos da UE na preparação e gestão de crises para medicamentos e dispositivos médicos está marcada para quinta-feira.

Na terça-feira, o PE deverá adotar regras para agilizar projetos de redes transeuropeias e disponibilizar 30 mil milhões de euros para projetos de transporte, digital e energia, incluídos no Mecanismo Interligar a Europa no período 2021 a 2027.

Na quarta-feira, os eurodeputados vão debater com o Conselho da UE e a Comissão Europeia o risco de discriminação enfrentado por pessoas LGBTIQ na Hungria, bem como o Estado de direito e a situação dos direitos fundamentais na Polónia e na Hungria.

O PE irá também avaliar um regulamento temporário que permite aos fornecedores de comunicações online detetar e remover voluntariamente materiais relacionados com abuso sexual infantil online, com debate agendado para segunda-feira e votação no dia seguinte.

Os deputados irão ainda debater as prioridades da presidência eslovena do Conselho da UE, que decorre este semestre.

Os trabalhos do PE são interrompidos em agosto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights