Certificado digital emitido na Suíça passa a ser considerado equivalente ao da União Europeia

8 de Julho 2021

Os certificados Covid-19 emitidos pela Suíça passam esta sexta-feira a equivaler ao certificado digital da UE, ficando este país da área Schengen ligado ao sistema da União Europeia, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia.

A Comissão Europeia adotou hoje uma decisão que garante que os certificados Covid-19 emitidos pela Suíça serão considerados equivalentes ao Certificado Digital Covid-19 da UE e que esta entra em vigor na sexta-feira.

Na prática, os titulares de um certificado suíço – cidadãos suíços, cidadãos da UE e cidadãos de países terceiros que residam na Suíça – poderão viajar dentro da UE nas mesmas condições que os titulares de um certificado da UE.

A reciprocidade pelas autoridades suíças em relação ao certificado da UE está incluída na decisão de hoje.

O certificado digital inclui informação sobre a vacinação, a recuperação da doença ou um resultado negativo de um teste PCR à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.004.996 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Na Suíça reside uma comunidade de cerca de 260 mil pessoas de nacionalidade portuguesa, segundo dados de 2019 do Observatório da Emigração.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights