Brasil regista 1.318 mortes e mais de 42 mil casos em 24 horas

30 de Julho 2021

O Brasil registou 1.318 mortes e 42.283 casos de Covid-19 em 24 horas, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do país na noite desta quinta-feira.

Ao todo, o Brasil já contabiliza 554.497 óbitos e 19.839.369 infeções provocadas pelo vírus SARS-Cov-2, causador da pandemia.

O estado de São Paulo mantém a liderança absoluta em número de mortes e casos no Brasil, com um total de 138.436 vítimas mortais e 4.038.375 casos confirmados da doença.

Em relação às mortes, o segundo lugar fica com o Rio de Janeiro (58.973), seguido por Minas Gerais (50.225), Paraná (35.073) e Rio Grande do Sul (33.246).

Já em números totais de casos, o segundo lugar é ocupado por Minas Gerais (1.954.421), seguido pelo Paraná (1.374.352), Rio Grande do Sul (1.361.874) e Bahia (1.190.992).

Há várias semanas, a pandemia mostra uma clara tendência de desaceleração no Brasil, que tem cerca de 210 milhões de habitantes, embora os números de mortes e casos permaneçam em patamares elevados e o confirmem o gigante sul-americano como o segundo país com mais mortes por Covid-19 em termos absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, a prefeitura de Câmara da cidade do Rio de Janeiro anunciou um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição para conter a pandemia, que incluiu uma celebração de quatro dias com diversos eventos pela cidade, entre 2 e 6 de setembro e uma programação para o Réveillon e o Carnaval.

A primeira etapa que começa em setembro prevê a reabertura de estádios e casas de shows com 50% do público se 77% dos ‘cariocas’ já tiverem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 45%, a segunda dose.

Desde o dia 17 de janeiro, quando teve início a campanha de imunização, o Brasil já aplicou mais de 138,1 milhões de vacinas contra a Covid-19 das quais 39,6 milhões correspondem à segunda ou dose única, o que significa 18,8% da população brasileira com o esquema vacinal completo.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.190.383 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights