Bruxelas ‘reserva’ 100 milhões de doses de vacina da Novavax

4 de Agosto 2021

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira um acordo de compra avançada com a empresa farmacêutica norte-americana Novavax para a aquisição de 100 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19, que ainda espera aprovação da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

De acordo com o executivo comunitário, ao abrigo deste contrato – o sétimo concluído por Bruxelas -, uma vez que a vacina desenvolvida pela Novavax seja aprovada pela EMA, os Estados-membros poderão adquirir até 100 milhões de doses, no quarto trimestre deste ano e em 2022, havendo ainda uma opção de compra de 100 milhões de doses adicionais ao longo de 2021, 2022 e 2023.

Antes deste acordo com a Novavax, a Comissão já ‘fechou’ contratos para vacinas contra a Covid-19 com AstraZeneca, Sanofi, Janssen, BioNetech-Pfizer, Curevac e Moderna, apontando a presidente do executivo comunitário que o novo contrato é “uma salvaguarda adicional”.

“À medida que novas variantes do coronavírus se espalham pela Europa e pelo mundo, este novo contrato com uma empresa que já está a testar com sucesso a sua vacina contra estas variantes é uma salvaguarda adicional para a proteção da nossa população. Reforça ainda mais o nosso vasto portfólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo”, declarou Ursula von der Leyen, citada num comunicado da Comissão.

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.231 mortos em todo o mundo, entre mais de 199,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.412 pessoas e foram registados 977.406 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

Primeiro inibidor da BTK aprovado para LCM na Europa

A EMA aprovou o acalabrutinib (Calquence®) como o primeiro e único inibidor da BTK para tratamento de adultos com linfoma das células do manto, tanto em doentes não tratados previamente como em casos de recidiva ou refratários, marcando um avanço terapêutico significativo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights