China deteta 96 novos casos

4 de Agosto 2021

A China anunciou esta quarta-feira ter identificado 96 novos casos de Covid-19, dos quais 71 por contágio local, cerca de metade na província de Jiangsu, no leste do país.

Jiangsu registou 35 infeções, parte de um surto inicialmente detetado na capital da província, Nanjing, e que se alastrou depois a outras regiões da China.

Os restantes casos locais distribuíram-se pelas províncias de Hunan (15), Hubei (nove), Shandong (seis), Yunnan (três), Henan (dois) e Fujian (um), indicou a Comissão de Saúde da China.

O país asiático lançou campanhas de testes em massa na terça-feira e decretou confinamentos parciais em várias cidades com o objetivo de conter os surtos, que já causaram mais de 400 infetados.

Entre as cidades que já realizaram testes de ácido nucléico em todos os seus residentes está Wuhan, onde as primeiras infeções no mundo foram diagnosticadas no final de 2019, mas que desde junho de 2020 não registava casos locais.

Os 25 positivos restantes foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior nos municípios de Xangai (leste) e Tianjin (norte) e nas províncias de Yunnan (sul), Fujian (sudeste), Jiangsu (leste), Zhejiang (leste), Guangdong (sudeste), Shanxi (norte), Liaoning (noroeste), Henan (centro) e Sichuan (centro).

As autoridades de saúde também diagnosticaram 27 novas infeções assintomáticas (15 por contágio local e as restantes “importadas”), embora Pequim não as conte como casos confirmados, a menos que manifestem sintomas.

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à última meia-noite local, 14 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 1.240, incluindo 21 em estado grave.

A mesma fonte adiantou que o país somou 93.289 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.234.618 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.397 pessoas e foram registados 974.203 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights