Governo timorense volta a suspender ensino presencial em Díli

17 de Agosto 2021

O Ministério da Educação timorense anunciou esta terça-feira nova suspensão do ensino presencial em todas as escolas públicas e privadas do município de Díli até pelo menos 31 de agosto, devido ao aumento de casos da Covid-19.

Um despacho assinado hoje pelo ministro da Educação, Armindo Maia, determina a suspensão imediata do “processo de ensino e aprendizagem no regime presencial nos estabelecimentos de educação e ensino públicos e privados integrados na rede de ofertas educativas de serviço público e nos estabelecimentos de educação de ensino privados, no município de Dili, entre os dias 17 e 31 de agosto de 2021”.

Durante este período, refere o despacho, os responsáveis escolares devem, “quando possível, assegurar a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, através da modalidade de ensino à distância, pelos alunos nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino”.

Fonte do Ministério da Saúde disse à Lusa que na última semana se registaram vários casos de alunos infetados em vários estabelecimentos de ensino na capital, escusando-se a precisar os números.

Entre as escolas a funcionar em Díli a única que não é diretamente afetada é a Escola Portuguesa de Díli que está em interrupção letiva, já que funciona no calendário escolar português, diferente do aplicado em Timor-Leste, que normalmente decorre entre fevereiro e novembro.

O despacho de Armindo Maia tem em conta as medidas previstas no estado de emergência que se aplica em Timor-Leste e “o elevado grau de risco para a saúde pública, que constitui a pandemia de covid-19 em Timor-Leste, tendo sido já identificados vários casos da variante Delta”.

Destaca ainda a necessidade de “mitigar o risco de transmissão local ou comunitária e a sua propagação no seio da comunidade educativa e das respetivas famílias”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights