Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average concluiu em alta de 0,65%, para os 35.120,08 pontos, o tecnológico Nasdaq de 1,19%, para as 14.714,66 unidades, e o alargado S&P500 de 0,81%, para as 4.441,67.
“Penso que os investidores recuperaram alguma tranquilidade, depois de terem vendido em excesso, procurando recuperar as perdas da semana”, comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities.
Na primeira parte da semana, os índices baixaram, depois de se ter percebido que a Reserva Federal (Fed) admitia reduzir o seu apoio monetário à economia um pouco mais cedo do que previsto, antes do final deste ano.
As inquietações com o impacto económico da vaga da variante delta e as preocupações com o ambiente também pesaram sobre o moral dos investidores.
Hoje, “os investidores começaram a acalentar a ideia de que talvez se tivesse exagerado na tendência descendente”, acrescentou.
Já Maris Ogg, da Tower Brige Advisors, explicou a inversão da tendência da sessão, que tinha começado em baixa, com as declarações de um dirigente da Fed, Robert Kaplan, na cadeia televisiva Fox Business.
Este indicou que poderia “reajustar” a sua opinião sobe a redução dos apoios da Fed à economia, se a variante delta afetar a recuperação económica.
“Acredito que as minutas da Fed”, divulgadas na quarta-feira e que fizeram cair a bolsa, “são antigas”, disse, referindo-se às atas da reunião do comité de política monetária da Fed (FIMC, na silha em Inglês) realizada em 28 de julho.
“Agora há muito mais informação económica nada brilhante, que não era conhecida na altura da reunião”, realçou Ogg, mencionando as vendas do comércio retalhista dececionantes em julho.
“Isto pode ser uma desculpa para a Fed não acelerar o calendário” da redução das compras de ativos”, como davam a entender as minutas.
As taxas de rendimento das obrigações da dívida pública norte-americana a 10 anos pouco mudaram, evoluindo em 1,25%.
O setor das tecnologias de informação, com um ganho de 1,30%, foi o que apresentou maior dinamismo entre os 11 do S&P500, seguido pelos serviços de utilidade pública (1,22%) e de comunicação (0,96%).
Entre as empresas, a Tesla recuperou um por cento, depois de ter estado sob pressão na véspera, pela abertura de um inquérito sobre os acidentes com o seu sistema Autopilot.
Também na quinta-feira, o seu presidente, Elon Musk, apresentou um projeto ‘Tesla Bot’, um robot humanoide metálico, capaz de efetuar tarefas repetitivas.
A plataforma Coinbase, de transações de moedas digitais, anunciou um investimento de 500 milhões de dólares nestes ativos, anunciou o seu co-fundador Brian Armstrong, na rede social Twitter.
Adiantou também que tenciona continuar a investir 10% dos seus lucros em moedas digitais.
A Coinbase acabou a ganhar 3,66% e a bitcoin, que valorizou 4,74%, atingiu os 48.790 dólares, o seu valor mais alto em quatro meses.
LUSA/HN
0 Comments