VIH: Consumidores de drogas têm pior qualidade de vida

27 de Agosto 2021

.

Estudo revela que o consumo de drogas é um fator comportamental com uma influência negativa sobre a qualidade de vida das pessoas que vivem com o VIH.

A qualidade de vida é um dos principais fatores para avaliar a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem com o VIH. Do mesmo modo, a melhoria da qualidade de vida está entre os principais objetivos do tratamento de doentes.

O estudo “Qualidade de vida dos indivíduos infetados com o VIH: percepções de um estudo de doentes em Kermanshah, Irão” envolveu 364 doentes entre 2016 e 2017. Os pacientes externos foram selecionados através do método de amostragem de conveniência do “Kermanshah Behavioral Diseases Counseling Center”.

As razões para a seleção de doentes externos incluíram: alguns pacientes eram utilizadores de substâncias, sem abrigo ou não tinham um endereço fixo para acompanhamento; os endereços e dados pessoais registados na primeira admissão estavam incorretos ou incompletos; devido a questões financeiras, alguns eram obrigados a deslocalizar-se frequentemente e eram difíceis de localizar; alguns pacientes eram condenados ou prisioneiros, tornando difícil encontrá-los após a sua libertação; alguns deles eram de outras províncias, onde a gestão do acesso não era fácil e/ou possível.

Os dados foram recolhidos utilizando o questionário WHOQOL-HIV BREF (versão persa). Os dados também foram analisados com STATA 14, e SPSS 23 usando o teste T e regressão múltipla.

Neste estudo, a idade média das pessoas que viviam com o VIH era de 40,21  anos. Observou-se uma associação significativa entre a educação e os domínios da independência, ambiente e espiritualidade. Além disso, ser casado estava correlacionado com os domínios da qualidade de vida global, psicológica e as relações sociais. Consumir drogas foi o fator comportamental com influência negativa sobre a qualidade de vida.

Mais informação em:

Quality of life of HIV-infected individuals: insights from a study of patients in Kermanshah, Iran

Nahid Khademi, Alireza Zanganeh, Shahram Saeidi, Raziyeh Teimouri, Mehdi Khezeli, Babak Jamshidi, Tan Yigitcanlar, Yahya Salimi, Ali Almasi & Kobra Gholami Kiaee

BMC Infectious Diseases volume 21, Article number: 203 (2021) Cite this article

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights