Brasil regista mais 298 mortes e 13. 210 novos casos

30 de Agosto 2021

O Brasil registou mais 298 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para 579.308, e mais 13.210 novos casos de infeção pela doença, segundo dados do Governo.

Apesar de ainda elevados, os números da pandemia continuam a baixar, bem como o de internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), tendo estas agora uma taxa de ocupação abaixo dos 50% na maior parte do país, informou o Executivo brasileiro.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem agora um total acumulado de 20.741.815 casos positivos.

O relatório do Ministério da Saúde brasileiro diz que, das mais de 20,7 milhões de pessoas infetadas com o vírus, desde que a pandemia atingiu o Brasil, em fevereiro de 2020, 94,8% já recuperaram totalmente da doença.

Segundo aquele Ministério, esta é a primeira vez, desde o início da pandemia no Brasil, que 20 dos 27 estados do país têm tido taxas de ocupação de unidades de cuidados intensivos (UCI) abaixo dos 50%.

No entanto, regiões, como o Rio de Janeiro e o estado fronteiriço de Roraima estão em alerta por causa das elevadas taxas de ocupação de UCI nos hospitais.

No estado do Rio de Janeiro, a ocupação destas unidades situa-se entre 70% e 80% e, na capital com o mesmo nome, a taxa de ocupação tem sido de 96% há vários dias.

A ocupação das UCI no Rio de Janeiro tem aumentado devido à expansão da variante Delta, responsável por 72% dos casos.

Segundo os peritos, a queda dos números na maior parte do país deve-se ao progresso na campanha de vacinação.

Dados do Ministério mostram que 60% da população já recebeu a primeira dose da vacina, enquanto 28% tem a vacinação completa.

As percentagens sobem se for tida em conta apenas a população adulta, com 80% dos brasileiros já a ter a primeira dose e 35% da população a ter o calendário de vacinação completo.

Os números, contudo, continuam a colocar o Brasil como o segundo país com o número mais elevado de mortes pelo vírus, depois dos Estados Unidos, e o terceiro maior em número de infeções, depois dos Estados Unidos e da Índia.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.492.854 mortes em todo o mundo, entre mais de 215,87 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights