Maduro anuncia chegada de vacinas através do mecanismo Covax

6 de Setembro 2021

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou no domingo que a Venezuela vai receber nos próximos dias o primeiro lote de vacinas através do Fundo de Acesso Global para Vacinas Covid-19 (Covax), para imunizar a população contra o coronavírus.

“Esta semana chegarão (à Venezuela) as primeiras vacinas do mecanismo Covax e esperamos que para outubro o Covax nos tenha entregado mais de seis milhões, das vacinas que a Venezuela pagou”, disse.

Maduro falava durante uma entrevista ao programa “Aqui com Ernesto”, produzido pelo ministro da Cultura da Venezuela, Ernesto Emílio Villegas, e transmitido pela televisão estatal venezuelana.

O Chefe de Estado denunciou que há “funcionários corruptos” internacionais que “estão a atrasar a entrega” das vacinas através do Covax.

Maduro explicou também que a Venezuela prevê receber “parte do carregamento da segunda dose” da vacina russa Sputnik V como parte de uma operação que deverá estar concluída até finais de setembro.

Por outro lado, voltou a insistir que apesar dos atrasos do Covax e de dificuldades para comprar vacinas devido às sanções impostas pelos EUA, 30% da população venezuelana já está vacinada e que até finais de setembro 50% estará imunizada.

“Para outubro esperamos chegar aos 70% e começar a vacinação de meninos e meninas (…) para garantir um regresso seguro a aulas (presenciais)”, disse.

Sobre as aulas presenciais, precisou que os alunos vão às escolas durante as semanas de flexibilização da quarentena, e que, durante as semanas restritivas, “continuarão recebendo educação nas suas casas”.

O anúncio das chegadas das vacinas tem lugar depois de a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, denunciar que Caracas ainda não recebeu nenhuma dose do Covax, apesar de ter pago 120 milhões de dólares (quase 101 milhões de euros).

“Apesar de a Venezuela ter pago até o último cêntimo, não recebeu uma única dose do mecanismo Covax. São sanções de segundo nível “, disse Delcy Rodríguez durante uma conferência sobre “Capacitação Docente – América Latina na Encruzilhada”, transmitida pela televisão estatal venezuelana.

“A pior intensificação do bloqueio contra a Venezuela ocorre precisamente durante a pandemia”, frisou a vice-presidente venezuelana, que acusou o Governo dos EUA de intensificar as sanções internacionais contra Caracas.

Em 08 de julho o Covax anunciou que tinha recebido o pagamento de 120 milhões de dólares (101,3 milhões de euros) para o envio de 11,3 milhões de doses de vacinas para a Venezuela.

O anúncio teve lugar depois de Caracas denunciar, perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, que as sanções impostas pelos EUA estavam a impedir a chegada de vacinas contra a Covid-19, afetando o programa de imunização da sua população.

Em 1 de setembro, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) anunciou que mais de 3,3 milhões de venezuelanos completaram o processo de imunização contra a Covid-19, com duas doses das vacinas Sinopharm, Sputnik e da candidata a vacina cubana Abda.

Segundo a OPAS, a Venezuela “administrou” 9.342.817 doses a 3.326.547 pessoas.

Desde março de 2020 que a Venezuela está em quarentena preventiva e atualmente tem um sistema de sete dias de flexibilização, seguidos de sete dias de confinamento rigoroso.

O país contabilizou 4.086 mortes e 339.255 casos da doença, desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights