Operação Nariz Vermelho regressa presencialmente a mais três hospitais

21 de Setembro 2021

A Operação Nariz Vermelho (ONV) regressou este mês presencialmente a mais três hospitais: Beatriz Ângelo, de Braga e de Cascais, adiantou na segunda-feira a organização da iniciativa em comunicado.

Os “doutores palhaços”, ao fim de quase dois anos de afastamento físico devido à pandemia de Covid-19, voltaram a distribuir presencialmente sorrisos às crianças hospitalizadas.

“O regresso dos ‘doutores palhaços’ trouxe instantes de descontração e alegria que nos faziam muita falta. Foi um regresso aos abraços, ao calor das músicas e dos gestos sempre meigos que aquecem os nossos corações. E nós, pediatras, enfermeiros, assistentes operacionais, pais e crianças, só dizemos: voltem, voltem sempre, que o nosso coração é vosso”, partilhou a enfermeira de Neonatologia no Hospital de Braga, Rosário Meireles, citada no comunicado.

A educadora do Hospital Beatriz Ângelo Vera Mendes, também citada no comunicado, destacou o efeito da presença dos artistas nos utentes e colaboradores da unidade hospitalar, referindo que cria “um maior bem-estar”.

Embora a ONV já esteja presente em 10 hospitais o principal objetivo da instituição é conseguir voltar fisicamente aos 17 hospitais com os quais colabora para ter o contacto visual que torna a interação “mais completa e mais real”, afirmou a presidente da instituição.

Neste momento os “doutores palhaços” visitam presencialmente o IPO de Lisboa, o IPO do Porto e os hospitais Barreiro-Montijo, Amadora-Sintra, Dona Estefânia, Garcia de Orta, Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e agora também o Hospital de Cascais, Hospital Beatriz Ângelo e Hospital de Braga.

Os hospitais de Santa Maria, de São João e de Santa Marta, e os centros Materno-Infantil do Norte, Hospitalar de Gaia-Espinho, Hospitalar Pediátrico de Coimbra, continuam a ter as visitas virtuais através dos “Palhaços na Linha”, no qual os artistas interagem com as crianças através de ‘tablets’.

A ONV conta atualmente com uma equipa de 25 ‘doutores palhaços’ e assegura um total de mais 53 mil encontros anuais com crianças hospitalizadas. A partir de outubro, regressa também presencialmente ao Hospital de Santa Marta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights