PS/Madeira requer audição parlamentar aos responsáveis dos cuidados paliativos

8 de Outubro 2021

O PS/Madeira vai solicitar uma audição parlamentar aos responsáveis dos cuidados paliativos na região autónoma para obter esclarecimentos sobre o “funcionamento e necessidades” deste serviço, indicou esta sexta-feira o grupo parlamentar.

“Deparamo-nos sobretudo com falta de médicos e enfermeiros”, disse o deputado Élvio Jesus, em conferência de imprensa na Assembleia Legislativa da Madeira, adiantando haver profissionais disponíveis, mas que estão afetos a outras atividades do Serviço Regional de Saúde (Sesaram).

O PS vai, por isso, requerer uma audição parlamentar aos responsáveis dos Cuidados Paliativos na Madeira – Licínia Araújo e Luísa Baeta – para “prestação de esclarecimentos” sobre o “funcionamento e as necessidades” do serviço, que regista, segundo dos socialistas, listas de espera de cerca de quatro meses.

A iniciativa do PS/Madeira surge numa altura em que se assinala o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, no sábado, sendo que os socialistas fazem questão de “enaltecer os importantes serviços prestados aos doentes e às suas famílias” pelos profissionais de saúde na região.

Élvio Jesus sublinhou que o trabalho ao nível dos cuidados paliativos é muito exigente do ponto de vista físico, intelectual, moral e emocional, referindo que “a disponibilidade de recursos nem sempre tem existido na medida das diferentes solicitações”.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos decorre este ano sob o lema “Não Deixe Ninguém para Trás – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights