Brasil consegue imunizar 50% da sua população no dia com menos mortes

18 de Outubro 2021

O Brasil conseguiu este domingo imunizar 50% da população com duas doses ou aplicação única contra a Covid-19, no dia de menos mortes em 2021 e em que se registou uma média semanal mínima de contágios no corrente ano.

Nas últimas 24 horas o país registou 5.738 novos casos e 130 óbitos associados ao novo coronavírus, apesar de os números se reduzirem ao fim de semana devido à falta de pessoal para recolher os dados em alguns municípios remotos, e que apenas são atualizados nos dois dias úteis seguintes.

Desde o início do primeiro contágio detetado em 26 de fevereiro de 2020 e da primeira morte, em 12 de março do mesmo ano, ambos em São Paulo, o país regista um total de 21.644.464 casos confirmados e um total de 603.282 mortes, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

O recuo da pandemia é atribuído ao avanço da vacinação, que ontem alcançou a utilização de 257,8 milhões de vacinas administradas em primeira dose, e 106,2 milhões em segunda ou única dose.

De acordo com o total da população, o país conseguiu imunizar com as duas doses recomendadas ou com a aplicação única cerca de 50,1 % dos habitantes do país latino-americano.

Segundo o relatório, no país com 213 milhões de habitantes recuperaram da doença 20.794.497 pessoas, um número que supõe 96,1% do total dos infetados.

Outros 246.685 doentes permanecem nos hospitais ou nas suas residências após terem testado positivo.

O Brasil, um dos três países do mundo mais afetados pela pandemia em números absolutos, a par dos Estados Unidos da América e Índia, regista uma taxa de mortalidade de 287,1 óbitos por cada 100 mil habitantes e uma incidência de 10.299 pessoas infetadas na mesma proporção.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.891.684 mortes em todo o mundo, entre mais de 240 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights