MSD desenvolve e-learning para Enfermeiros Oncológicos sobre os Princípios da Imunoterapia no Cancro

18 de Outubro 2021

Atendendo às exigências e necessidades dos doentes a MSD Portugal criou, com a Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, um curso em formato e-learning sobre os Princípios da Imunoterapia no Cancro.

O aumento do número de casos de cancro a nível mundial é apontado como uma das preocupações da farmacêutica. Por este motivo, a MSD garante que o e-learning visa dar a conhecer os mais recentes avanços na imunoterapia, que revolucionaram a administração dos tratamentos antineoplásicos e a gestão de toxicidades associadas ao tratamento oncológico.

Em 2020, foram contabilizados 19,3 milhões de novos casos e quase 10 milhões de mortes por cancro.

Em comunicado a MSD refere que “Para inverter esta tendência, a ciência não tem parado de reinventar-se, trazendo consideráveis avanços ao nível do diagnóstico e tratamento da doença.”

“E porque o tratamento e acompanhamento do doente oncológico é da responsabilidade de uma equipa multidisciplinar, onde muitas vezes são os enfermeiros oncológicos que estão na linha da frente da prevenção, gestão e educação destes doentes, a MSD Portugal decidiu construir com a Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) um curso exclusivo para estes profissionais de saúde em formato e-learning sobre os Princípios da Imunoterapia no Cancro.”

O e-learning, com início marcado para o dia 02 de novembro, é composto por 7 módulos que perfazem um total de 14 horas de formação e tem a coordenação do Enfermeiro Oncológico do IPO do Porto e membro fundador da AEOP, Jorge Freitas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights