Campanha torna crianças em super-heróis e ensina a identificar os principais sintomas de AVC

20 de Outubro 2021

A iniciativa “Fast Heroes 112" tem como objetivo ensinar crianças entre os cinco e nove anos a identificar os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral. Mais de sessenta escolas já aderiram à campanha.

De acordo com a responsável, Jan Der Merwe, a iniciativa visa aumentar o conhecimento das crianças sobre sinais de alerta, de maneira a garantir a chegada atempada ao hospital e evitar consequências mais graves para os doentes de AVC.

“O novo ano letivo é a oportunidade perfeita para as escolas investirem na educação em saúde das crianças. Importa munir as crianças de conhecimentos práticos que possam ajudar a salvar as vidas daqueles que tanto as amam. Paralelamente, o objetivo de bater um recorde mundial ajudará a nossa mensagem a chegar mais longe, ajudando mais famílias”, afirma Jan Der Merwe.

“Muitos doentes chegam ao hospital demasiado tarde por não saberem identificar os sintomas de um AVC ou não os acharem suficientemente graves. E é precisamente para isto que queremos alertar. Existe uma janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos e que dura apenas algumas horas, é crucial que esta não seja desperdiçada”, alerta ainda o responsável.

Cerca de 90% das pessoas que sofrem um AVC pedem conselhos a outras pessoas, como familiares, antes de chamarem uma ambulância. Como tal, as crianças têm ainda como missão passar as aprendizagens a dois avós ou membros da família que tenham mais do que 70 anos. Funcionam assim como um veículo para que estas importantes competências cheguem também a quem mais precisa delas, os avós e outros familiares e amigos.

Ao mesmo tempo a campanha quer criar o maior álbum de fotografias online de pessoas a usarem máscaras de super-heróis e bater o recorde mundial.

A campanha está a ser desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, a iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Organização Mundial do AVC (WSO). Para participar na campanha, basta ir Aqui e registar-se como Embaixador FAST Heroes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This