PR de Angola defende possibilidade de países africanos comprarem vacinas

22 de Outubro 2021

O chefe de Estado angolano defendeu esta sexta-feira que se dê a possibilidade a Angola e outros países africanos de comprarem vacinas contra a Covid-19 com recursos próprios, considerando que há "imensas" dificuldades no acesso ao mercado.

João Lourenço reconheceu que Angola e, de uma forma geral, o continente africano têm beneficiado da solidariedade dos países com maior capacidade, sobretudo de produção e compra de vacinas, que têm, via iniciativa Covax, ou de forma bilateral, doado vacinas.

Porém, no entender do Presidente da República de Angola essa solidariedade deve ir mais longe.

“A solidariedade manifestada até aqui tem-se limitado à doação de vacinas, o que nós consideramos insuficiente. O que nós queremos dizer é que outra forma de manifestação da solidariedade será abrir aos nossos países a possibilidade de nós, com os nossos recursos, adquirirmos as vacinas de que necessitamos. Essa parte está a falhar”, frisou Lourenço.

“Nós estamos a ter imensas dificuldades em ter acesso ao mercado das vacinas. Eu não diria já que devemos ser ajudados no sentido de criarmos capacidade para produção própria das vacinas, porque isso é um processo que leva ao seu tempo – não será com certeza para esta pandemia, talvez para outras futuras, mas o que pretendemos é que nos seja aberta a possibilidade de nós próprios, paralelamente ao que temos recebido gratuitamente, podermos adquirir com recursos nossos as vacinas que deviam estar disponíveis no mercado”, defendeu.

O Presidente angolano falava num debate virtual e gravado com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu no âmbito do Fórum Euro-África

Sublinhando que Angola estaria disponível para comprar vacinas contra a Covid-19, o chefe de Estado angolano salientou que o país instalou uma grande capacidade de frio necessária para a conservação dos imunizantes.

“Nós instalamos a nível de todo o país uma capacidade boa de testagem, mas sobretudo uma boa capacidade de frio para a conservação das vacinas”, afirmou.

Segundo João Lourenço, o país tem capacidade de conservar vacinas quer na modalidade de conservação, quer de congelação ou mesmo de ultracongelação.

Assim, tem uma capacidade de armazenagem “no seu conjunto de cerca de 70 milhões de doses de vacinas, concentrada sobretudo na cidade de Luanda”, mas que facilmente podem ser colocadas “em qualquer ponto do país”, realçou.

“Portanto em termos de logística não estamos mal”, concluiu.

O debate entre os Presidentes da República português e angolano, em formato digital, foi o ponto alto da 4.ª edição do Fórum Euro-África, que começou na quarta-feira e terminou hoje, numa iniciativa do Conselho da Diáspora Portuguesa, presidido por António Calçada.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma rede mundial portuguesa fundada em 2012 e que tem como principal objetivo a valorização da marca, imagem e reputação de Portugal. Atualmente conta com 90 conselheiros, que trabalham em diferentes campos, desde a cultura à economia, passando pela cidadania e ciência.

Estes conselheiros estão espalhados por 27 países, 47 cidades e cinco continentes.

O debate centrou-se na cooperação entre Europa e África, e nas relações económicas entre os dois continentes.

A agenda do fórum incluiu sete painéis: Perspetivas sobre Economia para a Europa e África após o Acordo de Comércio Livre, Trabalho Digital e Plataformas e Tecnologias Digitais, A Revolução da ID Digital, Abrir caminho para o Crescimento Verde e Transições Inclusivas, Cultura e Mercado, e Media e Digitalização.

Entre os oradores estiveram empresários, ativistas, líderes, decisores públicos e privados, e outros agentes que deram o seu contributo para o diálogo entre a África e a Europa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights