Marta Temido anuncia que terceira dose está praticamente concluída nos lares de idosos

28 de Outubro 2021

A ministra da Saúde disse esta quinta-feira que a vacinação contra a gripe e a terceira dose contra a Covid-19 está praticamente concluída nos lares de idosos, avançado que o processo nesta faixa da população deverá estar finalizado até dezembro.

“O processo mantêm-se a decorrer com normalidade. Terminámos já praticamente a vacinação nas estruturas residenciais para idosos e abrimos agora a vacinação à populado em geral”, disse Marta Temido, na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, frisando que “até ao final de dezembro” esta população deverá estar protegida.

Desde 18 de outubro que está em marcha a coadministração das vacinas contra a gripe e a terceira dose da vacina contra a Covid-19, que integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e em situação de imunossupressão.

A terceira dose da vacina começou nos utentes acima de 80 anos, estando a decorrer por ordem decrescente de idades.

“É essencial que as pessoas elegíveis para a terceira dose da vacina, porque têm mais de 65 anos, ou contra a gripe sazonal para as pessoas com uma determinada idade ou especial vulnerabilidade, tenham a preocupação em se vacinar à medida que consigam auto-agendar”, apelou a ministra.

Marta Temido deu conta de que já se iniciou o auto-agendamento para a terceira dose da vacina contra a Covid-19 das pessoas com mais de 80 anos e aquelas que optem por não se auto-agendar vão receber, ao longo das próximas semanas, mensagens nos números de contacto com um convite para a vacinação.

Segundo a ministra, 194.257 pessoas com mais de 65 anos receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e foram também inoculados com dose adicional 5.500 utentes.

A governante disse ainda que foram administradas 384.754 vacinas contra a gripe desde o início da campanha de vacinação, a 27 de setembro.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.969.926 mortes em todo o mundo, entre mais de 244,94 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.149 pessoas e foram contabilizados 1.088.133 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights