RTP e Visão vencem prémio de jornalismo da Liga Portuguesa Contra Cancro

30 de Outubro 2021

Uma reportagem da RTP e outra da Visão são as vencedoras dos prémios de jornalismo promovidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que analisou 16 trabalhos candidatos e atribuiu ainda duas menções honrosas.

“Este ano houve muito mais trabalhos enviados, o que não admira. No fundo, tivemos, e ainda temos, uma pandemia e a maior parte dos trabalhos dedicavam-se à problemática da doença oncológica em tempo de pandemia”, disse à Lusa o presidente da LPCC, Vitor Rodrigues.

Os trabalhos vencedores, que recebem 5 mil euros cada, foram “As outras feridas da covid-19” (audiovisual), da jornalista Paula Rebelo, transmitida pela RTP, e “Os dramas dos doentes sem covid-19” (imprensa), de Mariana Almeida Nogueira e Vânia Maia, publicada na revista Visão.

O responsável disse ainda que a qualidade dos trabalhos dificultou a decisão e que a Liga decidiu atribuir ainda duas menções honrosas: “NO KACHI: Vencer o cancro em tempos de pandemia”, de Carolina Ferreira (Antena 1), e “O confinamento dos internados com cancro”, de Manuela Guerreiro, publicada no Correio da Manhã (Revista de Domingo).

O júri foi constituído pelo presidente da LPCC, pela ex-ministra da Saúde e responsável da Dignitude Maria de Belém Roseira, pelos bastonários das ordens dos Médicos (Miguel Guimarães), Enfermeiros (Ana Rita Cavaco) e Farmacêuticos (Ana Paula Martins), pela diretora do Cenjor, Deolinda Almeida, e pela investigadora do centro de neurociências e biologia celular da Universidade de Coimbra Catarina Resende de Oliveira.

Os prémios serão entregues numa cerimónia que decorre na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This