Kremlin preocupado com médicos sobrecarregados decreta uma semana sem trabalho

1 de Novembro 2021

O Kremlin expressou esta segunda-feira preocupação com a sobrecarga dos médicos que tratam pacientes com Covid-19 na Rússia e declarou uma semana “sem trabalho” para conter a disseminação do coronavírus.

“É claro que a situação não é fácil. As camas estão amplamente ocupadas […] e é um fardo excessivo e extraordinário para os nossos médicos”, disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela Agência France-Presse (AFP).

De acordo com Peskov, os médicos enfrentam “um stress físico e emocional extremo”, enquanto o número de novas infeções continua a aumentar, naquele que é o país da Europa com mais mortos atribuídos à Covid-19.

As autoridades russas reportaram 40.402 novos casos de coronavírus e 1.155 mortes nas últimas 24 horas.

No total, o país registou oficialmente 8.554.192 casos desde o início da pandemia e 239.693 mortes por Covid-19.

De acordo com a agência de estatísticas Rosstat, que tem uma definição mais ampla de mortes por coronavírus, eram quase 450.000 mortes por coronavírus no final de setembro.

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou um período de ausência de trabalho de 30 de outubro a 07 de novembro em todo o país, para conter a contaminação.

Em Moscovo, maior foco da epidemia, aquele período já começou na madrugada de quinta-feira, incluindo o encerramento de escolas, cabeleireiros, lojas, ginásios e outros serviços não essenciais.

Esta manhã, as ruas da capital estavam excecionalmente silenciosas, de acordo com um jornalista da AFP.

A rápida disseminação de Covid-19 na Rússia é acompanhada pela baixa taxa de vacinação da população, com apenas 32,6% dos russos totalmente inoculados até o momento.

“Uma solução real para prevenir casos graves da doença e casos fatais é a vacinação”, insistiu hoje Vladimir Putin, durante uma reunião transmitida pelas televisões.

Por sua vez, a chefe da Agência de Saúde Russa (Rospotrebnadzor), Anna Popova, pediu aos russos que “aproveitem os dias de folga” para irem vacinar-se.

“Mesmo que a mortalidade tenha caído […], é muito cedo para falar em estabilização”, alertou a responsável, durante uma reunião do Governo, estimando que uma semana sem trabalho pode não ser suficiente para reverter a tendência atual de subida de casos.

“O efeito das medidas que estamos a tomar, que já tomamos, não será imediato, isso leva tempo”, afirmou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights