Autarcas de populações abrangidas pelo Hospital Vila Franca querem reunião com ministra da Saúde

4 de Novembro 2021

Cinco presidentes de câmaras municipais abrangidas pela área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira querem uma reunião com a ministra da Saúde para manifestarem a sua preocupação com a capacidade de resposta da unidade hospitalar.

Em comunicado hoje divulgado, a autarquia de Vila Franca de Xira, presidida por Fernando Paulo Ferreira, revela que os presidentes das câmaras municipais de Alenquer, Pedro Folgado, Arruda dos Vinhos, André Rijo, Azambuja, Silvino Lúcio, e de Benavente, Carlos Coutinho, reuniram-se com o presidente do conselho de administração do hospital na quarta-feira.

De acordo com a nota, os presidentes, em representação das populações abrangidas pela área de influência do hospital, manifestaram a sua preocupação com a necessidade de a administração “conseguir assegurar a capacidade de resposta”, nomeadamente na área das urgências, internamento e especialidades.

“Por um lado, o número de recursos humanos à sua disposição e, por outro, a necessidade de se dotar a administração do hospital com maior capacidade de gestão e decisão, de modo a assegurar que esta consegue tomar as medidas técnicas que se imponham, sobretudo quando se aproxima a época de inverno, em que o recurso às urgências se intensifica bastante”, pode ler-se na nota.

Embora os autarcas reconheçam que não se trata de uma área de competência municipal, o Serviço Nacional de Saúde e a sua resposta às populações constituem “fortes preocupações” dos cinco municípios, pelo que, após o encontro, decidiram requerer uma audiência a Marta Temido.

No início de outubro, a Ordem dos Médicos (OM) alertou para a falta de médicos e de condições de trabalho no hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, onde encontrou, na altura, doentes em observação na garagem.

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, fez uma visita àquele hospital e esteve reunido com médicos e administração para verificar no local as dificuldades que existem.

“Nos últimos seis meses, começámos a ter pedidos de escusa de responsabilidade, relatos de situações de insuficiência de serviços, de escalas que não eram completadas, algo a que não estávamos habituados neste hospital”, afirmou.

Alexandre Valentim Lourenço disse ter saído da visita “muito preocupado”, porque “muitos dos problemas que existem em todo o Serviço Nacional de Saúde se estão a alastrar aqui”.

O responsável não soube precisar quantos médicos faltam, mas disse que todas as especialidades se queixam do problema e desafiou a direção clínica a “fazer um apanhado real do que é que é preciso para meter este hospital a trabalhar, sem recorrer a 70% de prestadores de serviço e a empresas externas”, que é o que acontece atualmente.

Segundo o representante, o hospital transformou uma garagem em enfermaria Covid-19, mas “acabou a covid” e “ela continua a ser necessária”.

O hospital de Vila Franca de Xira serve 250 mil utentes dos concelhos de Vila Franca, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Azambuja e Benavente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights