Timor-Leste apenas com 10 casos ativos, após pico de agosto

9 de Novembro 2021

Timor-Leste está praticamente sem casos ativos de Covid-19, registando apenas nove casos registados na semana passada, com a incidência da doença a descer para níveis que não se verificavam desde o início do ano.

O novo boletim epidemiológico semanal, divulgado esta terça-feira, mostra quedas tanto em infeções como em hospitalizações, com o país a ter atualmente apenas 10 casos ativos, dos quais cinco registados nas últimas 24 horas.

Além de Díli, com oito casos ativos, registam-se apenas dois casos adicionais, nos municípios de Bobonaro e Covalima, confirmando a tendência de queda de incidência que se acentuou especialmente desde o início de outubro.

Em termos cumulativos, Timor-Leste registou até ao momento um total de 19.804 casos, com 122 mortes, das quais a maior parte registadas durante o pico de agosto e início de setembro.

Nas últimas 24 horas as autoridades levaram a cabo 326 testes em todo o país, estando apenas hospitalizadas duas pessoas, que não estão em estado grave, longe dos máximos de largas dezenas registadas em agosto.

O boletim recorda que desde 01 de março necessitaram de hospitalização um total de 667 pessoas, sendo que na última semana se registaram apenas duas hospitalizações.

Timor-Leste não regista qualquer óbito de pessoas infetadas com SARS-CoV-2 desde o final de outubro, sendo que 112 dos 122 mortos (91,8%) foram de pessoas não vacinadas.

Já no que se refere à vacinação, na última semana as autoridades administraram 20 mil doses da vacina.

Até 07 de novembro foram dadas 577.077 primeiras doses da vacina, o que representa uma cobertura de 75,3% da população maior de 18 anos.

Com a vacinação completa estão já 373.913 pessoas ou 49,5% das pessoas.

O boletim nota que os feriados da semana passada contribuíram para números mais reduzidos de vacinação, considerando essencial intensificar o programa, especialmente nos municípios com taxas mais reduzidas.

“O número de casos de COVID-19 está a diminuir em Timor-Leste. A vacinação de muitos adultos ajudou a reduzir os números. Ter altas taxas de vacinação é a melhor maneira de reduzir o risco de futuros surtos da Covid-19 e de proteger as pessoas contra casos graves e morte”, refere.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights