Nova Deli deve preparar-se para fazer face aos graves níveis toxidade do ar

13 de Novembro 2021

O Gabinete Central de Controlo da Poluição (CPCB) da Índia pediu às autoridades medidas de emergência para responder aos graves níveis de toxicidade do ar em Nova Deli, que piorará com condições meteorológicas “desfavoráveis”.

“Os estados envolvidos e os órgãos responsáveis pela execução devem estar totalmente preparados para implementar medidas, no âmbito da categoria ‘Emergência’”, informou numa nota o CPCB, devido à grave situação na capital indiana, que está envolvida, há vários dias, numa nuvem tóxica.

Hoje o índice médio de qualidade do ar (AQI) em Nova Deli foi de 471, quando o máximo é de 500, situando-se num patamar considerado “grave”, que afeta as pessoas saudáveis e aumenta os impactos negativos em quem tem doenças respiratórias, segundo a entidade governamental.

Na escala AQI, os valores acima dos 100 são considerados perigosos para as crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos, enquanto acima dos 300, os feitos são considerados perigosos para população em geral.

A situação poderá agravar-se nos próximos dias, pois a queima de restolho (caules de cereais) em regiões vizinhas, que provoca grande parte da poluição, é agravada pelas condições climatéricas “muito desfavoráveis à dispersão de poluentes”.

Essas condições adversas, que vão durar pelo menos até 18 de novembro, compreendem uma descida da temperatura e da intensidade dos ventos.

Entre as medidas recomendadas pelo CPCB está o pedido aos empregadores e instituições públicas para que reduzam em 30% a utilização de viaturas por parte dos funcionários, com teletrabalho e partilha de transporte, e a limpeza das ruas com água ou o encerramento de fábricas altamente poluentes, como as de tijolos e gravilha.

Mas, na Índia, o problema da poluição atmosférica não se limita apenas a Nova Deli, uma vez que, de acordo com os dados mais recentes do CPCB, das 136 cidades indianas inquiridas 20 tinham níveis de AQI superiores a 400.

Um estudo da empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar IQAir, divulgado este ano, revelou que na lista das 30 cidades mais poluídas do mundo 22 são indianas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This