Universidade do Minho tem dois dos cientistas mais citados no mundo

21 de Novembro 2021

José António Teixeira e António Vicente, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, estão entre os cientistas mais citados no mundo por outros investigadores.

A confirmação é dada pela lista Highly Cited Researchers 2021, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui 6602 cientistas de mais de 70 países, sendo 16 deles em Portugal. O ranking incide no período 2010-2020 e apenas sobre os artigos altamente citados, que representam 1% do que se publica no mundo e para 21 áreas de conhecimento.

Este é o quarto ano consecutivo que a dupla da UMinho surge na área das ciências agrárias da lista. O cenário evidencia a estratégia desta instituição na investigação, nomeadamente do CEB, que aumentou a sua visibilidade e tem sido o centro de I&D nacional com mais cientistas naquele ranking.

José António Teixeira teve os seus artigos citados 20.175 vezes e é uma referência na biotecnologia industrial e biotecnologia alimentar, tendo recebido vários prémios. António Vicente teve os seus artigos citados 13.868 vezes e está ligado a inovações como ecoembalagens, compostos funcionais e bioativos e nanossistemas para aplicações alimentares.

Highly Cited Researchers 2021 inclui, aliás, mais três alumni da UMinho em ciências agrárias/cross-field: Isabel Ferreira, Manuel Simões e Miguel Ângelo Cerqueira.

As análises bibliométricas da lista foram realizadas pelo Instituto de Informação Científica do grupo Web of Science, que “pesou” os artigos científicos da mesma coorte anual, retirando a vantagem da citação de artigos mais antigos perante os mais recentes. Os países mais representados no ranking são os EUA (2622 cientistas), China (935), Reino Unido (492), Austrália (332) e Alemanha (331). Portugal surge em 15º lugar europeu e 30º no mundo. A lista inclui 24 Prémios Nobel e a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera no volume de cientistas (214).

As citações são um dos critérios mais utilizados para produzir rankings de instituições de ensino superior e demonstram a influência significativa de um grupo de investigadores entre os seus pares.

UN/NR/HN

1 Comment

  1. Gil Teixeira

    É fundamental que a ciência também saia das academias…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Terapias CAR-T em foco: especialistas nacionais e estrangeiros reúnem-se em março

A III Conferência – Looking Today at Tomorrow’s Immunotherapy realiza-se a 14 de março no Hotel Lumen, reunindo médicos, investigadores e profissionais de saúde à volta das mais recentes abordagens no tratamento de doenças do sangue. O encontro, que conta com a parceria da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e da Sociedade Portuguesa de Hematologia, pretende olhar para a expansão da inovação e para o impacto real das terapias de última geração na prática clínica

Comprimido único em investigação da Gilead mostra eficácia em pessoas com VIH-1

A Gilead Sciences apresentou na 33.ª Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas, em Denver, os resultados de dois ensaios de fase 3 que avaliam um regime experimental em comprimido único para o tratamento da infeção por VIH-1. Os estudos ARTISTRY-1 e ARTISTRY-2, ambos selecionados como late-breakers, demonstraram eficácia na manutenção da supressão viral em pessoas que mudaram da terapêutica antirretrovírica prévia para a nova combinação

OMS trava atividades no Dubai e alerta para colapso sanitário no Irão e Líbano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu as operações do seu centro logístico no Dubai, essencial para o envio de ‘kits’ de emergência, num momento em que a guerra no Médio Oriente já provocou 13 ataques a instalações de saúde no Irão. A decisão, anunciada hoje, reflete a propagação do conflito para além das fronteiras dos beligerantes

Índia financia saúde materno-infantil em Cabo Verde com 749 mil dólares

O Governo cabo-verdiano anunciou esta quinta-feira um apoio financeiro da Índia de 749 mil dólares para a melhoria dos cuidados de saúde a grávidas, recém-nascidos e crianças, num projeto articulado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que prevê o reforço de equipamentos e a formação de profissionais

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights