APECE e B. Braun premeiam investigação em estomaterapia

23 de Novembro 2021

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE) e a empresa B. Braun já abriram as candidaturas para o “Prémio Augusta Pinheiro – B. Braun de Boas Práticas em Investigação”, que distingue o melhor trabalho de investigação clínica na área da estomaterapia.

Os vencedores receberão uma bolsa no valor de 2.000 euros, que será entregue no Congresso Nacional de Estomaterapia APECE 2022, nos dias 18 e 19 de fevereiro na Póvoa do Varzim.

Os investigadores interessados devem formalizar o seu processo de candidatura até 5 de janeiro, enviando a documentação necessária para o email do secretariado da APECE (investigacao@estomaterapia-apece.pt).

O Prémio Augusta Pinheiro, criado em 2017, distingue trabalhos elaborados por enfermeiros e realizados em instituições portuguesas.

As vencedoras do prémio de 2020 foram as enfermeiras Brizida Manuela Barbosa Pereira, Sílvia Maria Moreira Queirós e Maria Alice Correia de Brito. As três investigadoras foram distinguidas pelo trabalho “Validação do formulário de avaliação do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação”, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Porto e aplicado em três hospitais do norte do país.

Pode consultar o regulamento da candidatura aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights