França mantém obrigação de vacina na saúde e socorro em Guadalupe

23 de Novembro 2021

O Governo francês vai manter a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para os prestadores de cuidados e bombeiros em Guadalupe, ilha nas Antilhas onde surgiu um movimento violento contra a imposição, que degenerou numa crise social.

Guadalupe, onde um terço da população vive abaixo da linha da pobreza (de acordo com o INSEE, instituto nacional de estatísticas) e existe uma elevada taxa de desemprego (19%), é palco há vários dias de ações de protesto – com barricadas, pilhagens e incêndios -, depois da imposição da vacinação a prestadores de cuidados de saúde e bombeiros.

“A situação ainda é muito difícil”, admitiu hoje o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, acrescentando que “o restabelecimento da ordem pública é um pré-requisito para qualquer discussão”.

Segundo o ministro, foram feitas, desde o início da crise, “mais de 90 interpelações” da polícia e “mais de 60 detenções”, tendo sido enviados 250 polícias, incluindo 50 das forças especiais, para reforçar a segurança durante o fim de semana e instituído o recolhimento obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 locais (entre as 22:00 e as 04:00 de Lisboa).

A violência, disse o ministro dos Territórios Ultramarinos francês, tem sido usada por “pessoas que, infelizmente, já são conhecidas pela polícia ou pelos tribunais e que estão a utilizar esta crise para se expressar”.

“É fácil perceber que não se trata de uma questão de saúde ou social”, disse Sébastien Lecornu.

Na segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Mácron, criticou os que usam “a saúde das mulheres e dos homens franceses para travar batalhas políticas”.

O procurador de Pointe-à-Pitre avançou, na segunda-feira, que tinham sido roubadas armas e munições da alfândega na noite de sexta-feira para sábado, mas não deu detalhes.

Entretanto, o primeiro-ministro, Jean Castex, anunciou a criação de um “fórum de diálogo” para “convencer e apoiar individualmente” os profissionais preocupados com a obrigação de vacinação, iniciativa para a qual os sindicatos que promoveram o movimento de contestação lamentaram não ter sido chamados.

De acordo com Castex, 87% dos profissionais de saúde e 43% dos bombeiros de Guadalupe já estão vacinados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights