Fundação AstraZeneca e Sociedade Portuguesa de Oncologia distinguem projetos de investigação na área da imuno-oncologia

23 de Novembro 2021

Está aberto o período de candidaturas ao Prémio FAZ Ciência, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca (FAZ) e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) que distingue projetos de investigação na área da imuno-oncologia desenvolvidos em Portugal.

O valor da bolsa desta 4.ª edição ainda está por definir, mas a organização já revelou que será entre cinco e 35 mil euros, já que caberá à Comissão de Avaliação, em função das candidaturas apresentadas, decidir quando prémios serão atribuídos.

Ana Raimundo, presidente da SPO, comentou: “é com grande satisfação que continuamos a associar-nos a esta iniciativa e a premiar investigações nacionais. A ciência nacional merece ser distinguida e apoiada. Além disso, tudo o que possa contribuir para melhorarmos a resposta aos doentes oncológicos, seja com novas terapêuticas ou técnicas de diagnóstico, é também muito importante”.

“Estes prémios têm sido um contributo importante para o desenvolvimento e inovação na área da Imuno-Oncologia e é para nós importante continuarmos a ser este aliado da ciência nacional”, disse Rosário Trindade, presidente da Fundação AstraZeneca.

Os projetos serão analisados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco especialistas na área da imuno-oncologia: Ana Raimundo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia; Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Vieira, vogal da Sociedade Portuguesa de Oncologia e investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), e Nuno Bonito, vogal da Sociedade Portuguesa da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenador da Equipa Multidisciplinar de Cancro Digestivo do IPO de Coimbra.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com até 31 de janeiro. O regulamento está disponível no site da SPO (www.sponcologia.pt) e da Fundação AstraZeneca (www.astrazeneca.pt).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights