Europa ultrapassa o milhão e meio de mortes por Covid-19

25 de Novembro 2021

A Europa ultrapassou esta quinta-feira 1,5 milhões de mortes associadas à Covid-19 e vários países do continente estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde, segundo um balanço da agência France-Presse até às 10:00.

O balanço da AFP com base em dados oficiais indica um total de 1.500.105 mortes confirmado oficialmente na Europa (52 países e territórios desde a costa atlântica até ao Azerbaijão e a Rússia) desde que foi registado no continente o primeiro óbito, em fevereiro de 2020.

A contagem, que leva em consideração os mortos registados pelas autoridades sanitárias nacionais, representa apenas uma parte dos óbitos efetivamente associados ao novo coronavírus.

A OMS estima que, considerando o excesso de mortalidade direta e indiretamente vinculado à Covid-19, o número de vítimas da pandemia pode ser duas a três vezes maior do que o registado oficialmente.

O número de mortes tem estado em alta desde meados de julho (4.210 mortos diários em média nos últimos sete dias, mais 1% numa semana e mais 5% do que há duas semanas) na Europa, o novo epicentro da pandemia.

Esse número atinge um nível semelhante ao do outono de 2020, quando a Europa entrou na segunda vaga, durante a qual o continente viveu a semana mais letal (entre 14 e 20 de janeiro de 2021), e as campanhas de vacinação contra o coronavírus ainda não tinham começado.

Mas, em comparação, o ritmo de progresso dessas duas ondas é notavelmente diferente.

Com cerca de 29.500 mortes entre 18 e 24 deste mês, as novas mortes no continente europeu quadruplicaram desde meados de julho, ou seja, em 20 semanas.

No ano passado, levou apenas cinco semanas para passar de sete mil para trinta mil mortes semanais.

Atualmente, o país mais afetado é a Rússia, que regista cerca de 30% das mortes diárias no continente europeu, com 1.246 mortes em média por dia.

Segundo dados oficiais que as próprias autoridades consideram bastante subestimados, a Rússia é também o país com mais óbitos, 269.057 mortes no total.

De acordo com a agência nacional de estatísticas russa Rosstat, que tem uma definição mais ampla de mortes associadas à Covid, o número total de óbitos na Rússia era de quase 450 mil no final de setembro.

O Reino Unido (144.286 mortes) e a Itália (133.415 mortes) seguem atrás da Rússia com o maior número total de mortes.

O número de novas contaminações também tem aumentado desde o início de outubro na Europa.

As novas infeções atingiram uma média de 369.915 casos por dia entre 18 e 24 deste mês, mais 14% em comparação com a semana anterior.

No início deste mês, e para combater a pandemia, a OMS apelou à continuidade da vacinação, ao uso de máscaras e à prática de medidas de distanciamento social.

A organização teme mais 700 mil mortes na região até a primavera.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights