Morreu uma idosa ligada ao surto do lar da Misericórdia de Portalegre

14 de Novembro 2020

Uma idosa de 84 anos utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, relacionada com o surto de covid-19 existente na unidade, morreu hoje, disse à agência Lusa fonte da comissão administrativa da instituição.

Em comunicado, a Misericórdia de Portalegre revelou que 20 funcionários da instituição fizeram testes com resultados positivos para o novo coronavírus.

De acordo com os resultados destes testes, subiu para 90 o número de infetados relacionados com o surto naquele lar, 70 utentes, incluindo o óbito de hoje, e 20 funcionários, segundo a instituição.

A Misericórdia indicou ainda que dos testes de rastreio ao vírus que provoca a covid-19, efetuados aos funcionários da instituição, “20 deram positivos, 57 negativos e três ainda aguardam resultados”.

“É importante referir que os níveis de apreensão são altos, mas tanto residentes como funcionários estão assintomáticos ou registam sintomas ligeiros”, lê-se no comunicado.

A Misericórdia alega que “ninguém pode prever a evolução da situação”, mas pode “assegurar” que a “prioridade imediata é dar a melhor resposta possível na proximidade e proteção dos residentes e funcionários” da instituição na “tentativa de evitar o agravamento de toda a conjuntura”.

Portalegre é um dos concelhos portugueses que a partir de segunda-feira passa a estar abrangido por medidas especiais para contenção da pandemia de covid-19, por ser considerado um concelho de risco elevado de transmissão, integrando um conjunto de 191 concelhos nesta situação.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) divulgou hoje que no concelho de Portalegre há 163 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, número também indicado à Lusa pela presidente do município, Adelaide Teixeira, sem precisarem quais são referentes ao surto.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.305.039 mortos resultantes de mais de 53,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.305 pessoas dos 211.266 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights