Mais de metade das pessoas com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe

25 de Novembro 2021

Mais de metade (54,1%) das pessoas com 65 anos ou mais já tinham sido vacinadas contra a gripe até segunda-feira, uma subida de 36,6 pontos percentuais em comparação com dados do vacinómetro divulgados em 2 de novembro.

O documento da 2.ª vaga do vacinómetro, a que a Lusa teve hoje acesso, mostra também que foram vacinados contra a gripe cerca de 28,2% (+18,3pp) dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.

No total de 54,1% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já vacinadas, o grupo dos 80 ou mais anos já tem uma taxa de cobertura de 76,6%.

“Da análise ao grupo dos 80 ou mais anos de idade assistimos a um acréscimo de 37,8 pontos percentuais do número de vacinados em comparação com a primeira vaga” do vacinómetro, refere o documento, lembrando que 50,5% foi por recomendação do médico.

Segundo os dados da 2.ª vaga do estudo que monitoriza em tempo real a cobertura vacinal contra o vírus da gripe, da população incluída nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) já terão sido vacinados este ano contra a gripe sazonal 52,2% dos portadores de doença crónica (+36,2 pp) e 47,6% (+15,4 pp) dos profissionais de saúde que estão em contacto direto com doentes.

No grupo dos portadores de doença crónica, 53,8% dos que têm diabetes (+41,3 pp) e 52,7% dos que têm doença cardiovascular (+37,2 pp) já estão vacinados.

As mulheres grávidas já têm uma cobertura vacinal de cerca de 42,8%, uma subida de 1,5 pp em comparação com os dados da primeira vaga do vacinómetro, apresentados em 2 de novembro.

Este ano também está a ser monitorizada no vacinómetro a população entre os 18-59 anos de idade e os primeiros resultados revelam que 9,2% já terão sido vacinados. Para esta análise, “estão excluídos os indivíduos pertencentes ao grupo de doentes crónicos, profissionais de saúde e mulheres grávidas”, acrescenta o documento.

“Os resultados apontam ainda que 32,8% da amostra total não vacinada ainda tenciona vacinar-se e 8,1% aguarda marcação”, acrescenta a nota.

O vacinómetro é promovido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da empresa biofarmacêutica Sanofi Pasteur.

A 2.ª vaga do vacinómetro, hoje conhecida, inclui os dados recolhidos entre 16 e 22 de novembro.

De acordo com as recomendações, a vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights