Responsável aponta aumento da tuberculose no nordeste da Guiné-Bissau

3 de Dezembro 2021

O ponto focal de grandes endemias na região sanitária de Biombo, nordeste da Guiné-Bissau, disse esta sexta-feira à Lusa que a tuberculose está a aumentar naquela zona devido ao “nível acentuado da pobreza” da população.

Quintino da Silva, que coordena os programas ligadas ao combate à tuberculose, HIV/sida e paludismo (malária) na região sanitária de Biombo, referiu que em cada três meses faz a coleta de dados relacionados com as três doenças, mas ultimamente os dados apontam no sentido de um aumento da tuberculose.

“A pobreza está a aumentar na zona daí que possamos admitir que poderá ser um dos fatores para o aumento da tuberculose”, afirmou Quintino da Silva.

O deputado José Miguel Dias, eleito por aquela zona, afirmou no parlamento que “a tuberculose poderá estar ligada à lixeira de Safim”.

A Câmara Municipal de Bissau abriu uma lixeira a céu aberto na localidade de Safim, a 20 quilómetros de Bissau, onde são depositados detritos produzidos na capital guineense.

José Miguel Dias relatou que diariamente a lixeira é queimada, deitando fumo que tem contaminado a população da zona, o que, notou, poderá estar a intoxicar as pessoas, causando doenças.

O responsável de grandes endemias na zona disse não ter dados científicos para relacionar a lixeira de Safim com o aumento da tuberculose na população, mas admitiu ser possível, salientando que em 12 meses a taxa de prevalência de pessoas com aquela doença subiu de 21 casos para 130.

Quintino da Silva destacou que ainda faltam os dados do quarto trimestre do ano.

O coordenador dos programas frisou que trabalha com os serviços de saúde comunitária há 38 anos, mas nunca notou tanta pobreza na população como nos últimos tempos, o que tem potenciado o surgimento de várias doenças.

“A pobreza aumenta, a população alimenta-se muito mal”, vincou Quintino da Silva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This